Pesquisar este blog

sábado, 30 de abril de 2011

TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES III

LOCAÇÃO DE OBRAS


Técnicos fazendo a locação de obra.

O que é locar uma obra? – É passar o projeto que está desenhado no papel em escalas reduzidas para o terreno em dimensões reais.

– Existem diferentes métodos de locação, que usualmente variam em função do tipo de edifício. Fica claro que deva ser diferente locar um "Shopping Center" horizontal de 300x150m² de área, um edifício de múltiplos pavimentos de 20x25m² de área ou uma habitação térrea de 10x15m2 de área.

Por onde começar?

• Referências principais

– Eixos principais da construção (constantes nos projetos de arquitetura, de fundações e de implantação);
– O alinhamento da rua;
– Um poste no alinhamento do passeio;
– Um ponto deixado pelo topógrafo quando da realização do controle do movimento de terra;
– Uma lateral do terreno.

• Projeto de implantação – No projeto de implantação, o edifício sempre está referenciado a partir de um ponto conhecido e previamente definido. A partir deste ponto, passa-se a posicionar (locar) no solo a projeção do edifício (perímetro e recuos)
desenhada no papel. Este referencial poderá ser o próprio alinhamento do terreno, caso ele esteja corretamente definido, ou mesmo o alinhamento do passeio.

Iniciando a locação

• Marcar os alinhamentos dos eixos no terreno;
• Locar os elementos da fundação (sapatas, alicerces, estacas, tubulões, etc.);
• Locar os elementos da estrutura intermediária (blocos e baldrames);
• Locar elementos da estrutura e alvenaria (pilares e paredes);
• Métodos:

– Uso de equipamentos topográficos;
– Obras de grande vulto, risco de acúmulo de erros;
– Obras que utilizam estruturas pré-fabricadas (concreto, aço ou madeira) – necessidade de alta precisão;
–Uso do método dos cavaletes;
–Uso do método dos gabaritos.

Método dos cavaletes – Os alinhamentos são fixados por pregos cravados em cavaletes.
Estes são constituídos de duas estacas cravadas no solo e uma travessa pregada sobre elas. Devemos sempre que possível, evitar esse processo, pois não nos oferece grande segurança devido ao seu fácil deslocamento com batidas de carrinhos de mão, tropeços,
etc.

Método dos gabaritos – Este método se executa cravando-se no solo cerca de 50 cm,
pontaletes de pinho de (3" x 3" ou 3" x 4") a uma distância entre si de 1,50 m e a 1,20 m das paredes da futura construção, que posteriormente poderão ser utilizadas para andaimes. Nos pontaletes serão pregadas tábuas em todo o perímetro da construção (geralmente de 15 ou 20 cm), em nível e aproximadamente 1 m do piso.
Pregos fincados nas tábuas com distâncias entre si iguais às interdistâncias entre os eixos da construção, todos identificados com letras e algarismos respectivos pintados na face vertical interna das tábuas, determinam os alinhamentos.
Nos pregos, são amarrados e esticados linhas ou arames, cada qual de um nome interligado ao de mesmo nome da tábua oposta. Em cada linha ou arame está materializado um eixo da construção.
Este processo é o ideal. Tal método é mais seguro e as marcações nele efetuadas permanecem por muito tempo, possibilitando a conferência durante o andamento
das obras. Não obstante, para auxiliar este processo, podemos utilizar o processo dos cavaletes.

Locação dos eixos – Tendo definido o método para a marcação da obra, devemos transferir as medidas retiradas das plantas para o terreno. Quando a obra requer um grau de precisão, que não podemos realizar com métodos simples devemos utilizar aparelhos
topográficos. Isto fica a cargo da disciplina de Topografia, cabendo a nós, para pequenas obras, saber locá-las com métodos simplificados.
É indispensável saber traçar perpendiculares sobre o terreno, pois é através delas que marcamos os alinhamentos das paredes externas, da construção, determinando assim o
esquadro. Isto serve de referência para locar todas as demais paredes.
Um método simples, para isso, consiste em formar um triângulo através das linhas dispostas perpendicularmente, cujos lados meçam 3, 4 e 5m (triângulo pitagórico), fazendo coincidir o lado do ângulo reto com o alinhamento da base.

Locação das fundações - Definida pelo cruzamento das linhas fixadas por pregos no
gabarito. Transfere-se esta interseção ao terreno, através de um prumo de centro. No ponto marcado pelo prumo, crava-se uma estaca de madeira (piquete), geralmente de peroba, com dimensões 2,5 x 2,5 x 15 cm. Assim, podemos passar todos os
pontos das fundações para o terreno.

Locação de blocos, baldrames e paredes – Devemos locar a obra utilizando-os,
para evitarmos o acúmulo de erros provenientes das variações de espessuras das paredes.

Importância de uma boa locação – Os cuidados com a locação dos elementos de
fundação de maneira precisa e correta são fundamentais para a qualidade final do edifício, pois a execução de todo o restante do edifício estará dependendo deste posicionamento, já que ele é a referência para a execução da estrutura, que passa a
ser referência para as alvenarias e estas, por sua vez, são referências para os revestimentos.
Portanto, o tempo empreendido para a correta locação dos eixos iniciais do edifício favorece uma economia geral de tempo e custo da obra.
____________________________________________________________________________

Vídeo bastante interessante. Mostra a marcação do gabarito de obra em Osasco – SP.



Nenhum comentário:

Postar um comentário