Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de abril de 2011

AUTOCAD



Desenho criado no AutoCAD.

Ajuda no desenvolvimento de estudos, projetos e layouts preliminares baseados em levantamentos técnicos e na entrevista inicial com o cliente. Favorece também o gerenciamento e administração das equipes envolvidas na elaboração dos projetos em seus diferentes segmentos. A partir desse gerenciamento, é que podemos prever e corrigir falhas ainda na fase de elaboração dos projetos, garantindo a qualidade e agilidade na execução da obra. Facilita no desenvolvimento dos projetos legais, para apresentação aos órgãos competentes, com base na legislação e normas técnicas vigentes, para aprovação e obtenção das licenças de construção e operação do empreendimento. Auxilia na elaboração do orçamento prévio de custo das obras, através do levantamento de quantitativos e estimativa de custos unitários. Colabora na prestação de serviço de acompanhamento técnico visando manter a integridade e conformidade do projeto durante a execução da obra.

Conceitos básicos 

CAD - A sigla CAD vem do inglês "Computer Aidded Design" que significa Desenho Assistido por Computador. Na verdade são programas (softwares) para computador específico para geração de desenhos e projetos. 

CAE – “Computer Aidded Enginner”. É uma etapa que realiza em “protótipos”, exercer em desenhos virtuais as cargas e esforços cuja tal peça vai sofrer em seu o trabalho ou sua utilização. 

CAM - A sigla CAM também vem do inglês "Computer Aidded Manufacturing" que significa Fabricação Assistida por Computador. Esse um passo posterior ao CAD, (na Mecânica) se caracteriza pela geração de códigos específicos interpretáveis por máquinas operatrizes utilizadas na fabricação de peças. 

GIS – “Geografic Information Sistem” Sistema de geo-processamento. Sistema para processar e gerar imagens cartográficas, mapeamento e elaboração de bases cartográficas e bancos de dados. 

Autodesk - É o nome da empresa que desenvolve e comercializa o AutoCAD. 

Tela de abertura - Nesta tela nos é solicitado intervir de modo a escolher o sistema de medidas a ser trabalhado no AutoCAD. No Brasil, é bastante comum o uso do sistema métrico.

Tela gráfica - Após escolhermos o sistema de medidas, o AutoCAD conclui o processo de inicialização e fica disponível para as entradas de comandos via teclado ou desenhos por meio do teclado. Antes de prosseguirmos aos comandos iniciais, é interessante observarmos que após a digitação de um comando, é imprescindível que a tecla seja pressionada, para efetivação. 
____________________________________________________________________________

Vídeo muito divertido para refletir e pensar sobre o assunto. O vídeo mostra um professor, já experiente, fazendo a criação, no AutoCAD, de paredes, teto, chão e janelas. Assista!


2 comentários:

  1. como vc pretendo seguir na area de engenharia civil, no momento estou no ultimo semestre do tecnico de edificações e achei o seu blog muito interresante, com conteudos que relata exatamente o que se é estudado nesta aria. Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  2. hum, que bom.. eu estou na metade ainda, mas eu estou gostando muito de estudar edificações, e vou me aprofundar mais como engenheiro civil.. obrigado por ter gostado do meu blog, só quero ajudar e mostrar a todos o quanto é importante a área da construção civil.

    ResponderExcluir