Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de abril de 2011

SEGURANÇA NO TRABALHO



A segurança consiste na responsabilidade de saber e agir da maneira correta.

"RECAPITULANDO... No módulo intermediário, apresentei o desenvolvimento do nosso tema de uma forma mais elaborada e dinâmica. Falei sobre a reflexão da ética e ação da cidadania. Apresentei a importância das normas técnicas, o uso da informática de uma maneira ampla. Mostrei a finalidade da topografia, a influência da tecnologia e a preservação do espaço ambiental, as estruturas que compõem a alvenaria. Estabeleci os diversos tipos de fundações. Propus o estudo e serviços preliminares e as instalações provisórias na tecnologia das construções. E, por último, destaquei as características gerais dos materiais de construção.
Agora, pretendo florescer ainda mais a ideia de Edificações, no módulo final, que vai da Segurança no Trabalho à Construção de Edifícios. Bom, espero que acompanhem a trajetória final do mundo das Edificações", Alex Silva.

  Conceito
Segurança no trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.

A segurança no trabalho é definida por normas e leis. No Brasil, a Legislação de segurança no trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.

A segurança no trabalho faz com que a empresa se organize, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos, melhorando as relações humanas no trabalho.

Acidente de trabalho

É aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

Equiparam-se aos acidentes de trabalho:

o acidente que acontece quando você está prestando serviços por ordem da empresa fora do local de trabalho;
o acidente que acontece quando você estiver em viagem a serviço da empresa;
o acidente que ocorre no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa;
doença profissional (as doenças provocadas pelo tipo de trabalho);
doença do trabalho (as doenças causadas pelas condições do trabalho).
O acidente de trabalho deve-se principalmente a duas causas:

I. Ato inseguroé o ato praticado pelo homem, em geral consciente do que está fazendo, que está contra as normas de segurança. São exemplos de atos inseguros: subir em telhado sem cinto de segurança contra quedas, ligar tomadas de aparelhos elétricos com as mãos molhadas e dirigir a altas velocidades.

II. Condição insegura é a condição do ambiente de trabalho que oferece perigo e ou risco ao trabalhador. São exemplos de condições inseguras: instalação elétrica com fios desencapados, máquinas em estado precário de manutenção, andaime de obras de construção civil feitos com materiais inadequados.


 Eliminando-se as condições inseguras e os atos inseguros é possível reduzir os acidentes e 
 as doenças ocupacionais. Esse é o papel da Segurança do Trabalho.
____________________________________________________________________________

Vídeo editado, superinteressante. Mostra depoimentos de técnicos de segurança do trabalho. Como é importante se precaver.


____________________________________________________________________________

Quem vive com segurança não tem pressa,
não se atrasa,
não adoece,
não se engana,
não se acidenta,
é compreensivo,
é cauteloso,
é respeitado por todos,
menos pelo chefe que vive apressado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário