Pesquisar este blog

sábado, 29 de setembro de 2012

Casas PET


"PET é um material plástico que possui alta resistência contra agentes agressivos."

O QUE É PET?

O PET (Politereftalato de Etileno) é um poliéster, polímero termoplástico. PET é o melhor e mais resistente plástico para fabricação de garrafas, frascos e embalagens para refrigerantes, águas, sucos, entre vários outros.

O PET proporciona alta resistência mecânica (impacto) e química, suportando o contato com agentes agressivos. Possui excelente barreira para gases e odores. Por isso é capaz de conter os mais diversos produtos com total higiene e segurança – para o produto e para o consumidor.

A embalagem de PET tem mostrado ser o recipiente ideal para a indústria de bebidas em todo o mundo, reduzindo custos de transporte e produção, evitando desperdícios em todas as fases de produção e distribuição.

INTRODUÇÃO

"Furos para a colocação de eletrodutos."

A Casa PET é a possibilidade concreta de gerar casas pré-fabricadas através da reciclagem de garrafas plásticas. As paredes da casa são formadas por painéis modulares que incorporam as garrafas plásticas no seu interior, melhorando o desempenho térmico, diminuindo o seu peso e conferindo maior espessura da parede e rigidez ao conjunto. Utiliza garrafas vazias, cujo material é abundante e de grande durabilidade, estimula a coleta seletiva e diminui a sua presença em lixões e aterros sanitários, diminuindo o impacto ambiental nas grandes cidades.

O objetivo é apresentar o desenvolvimento da tecnologia de fabricação de painéis com garrafas de polímero termoplástico recicladas.

O PROJETO

O projeto busca proporcionar flexibilidade compositiva à casa, de modo que seja possível sua montagem com elementos pré-fabricados e também permitindo sua ampliação futura, sem necessidade de desocupação da casa.

 "Concretagem dos paíneis com as garrafas dispostas no molde."
  
Para a fabricação do painel (parede com garrafas plásticas) é necessária a combinação de unidades de garrafa, para obter o formato e as dimensões finais projetadas. A fabricação do molde pode ser executada com diversos materiais e a classificação, corte, limpeza e preparo das garrafas plásticas, podem ser realizados por uma pessoa devidamente treinada.
  
A fabricação dos painéis de paredes portantes (são aquelas que aguentam seu peso e de outros elementos estruturais) é feita em moldes de madeira, fibra de vidro ou chapa de aço, dependendo da escala de produção.  Os painéis são formados por colunas verticais com garrafas PET cortadas e encaixadas, reforçadas com treliça de aço plana em seu perímetro e revestidas nas duas faces com argamassa de cimento e areia. A cobertura também pode ser fabricada com painéis planos ou curvos, executados com o mesmo sistema construtivo, buscando-se a racionalização do projeto de habitação térrea.

Para a caracterização da resistência e comportamento em serviço do sistema, foram fabricados seis painéis com garrafas plásticas. Os resultados demonstraram uma adequação do sistema construtivo para a construção de uma edificação térrea em função de sua capacidade portante e da resistência satisfatória do impacto de corpo mole.

APLICABILIDADE NO SETOR PRODUTIVO

Permite a geração de mão-de-obra em cinco etapas:
  • reciclagem e limpeza das garrafas;
  •  fabricação dos painéis;
  •  transporte e armazenamento;
  •  montagem dos painéis, esquadrias;
  •  acabamentos dos elementos de cobertura.

A racionalização do projeto que prevê futuras ampliações e a pré-fabricação com controle industrial dos processos possibilitam uma obra limpa, econômica e de rápida execução.

O SISTEMA CONSTRUTIVO

  • A fabricação dos moldes pode ser executada em madeira, fibra de vidro ou chapas de aço, dependo da escala de produção;
  • A reutilização das garrafas (classificação, corte, limpeza e preparo delas) pode ser feita por uma pessoa em 1 hora por painel;
  • A fabricação dos painéis (a concretagem, a colocação das armaduras de reforço, a inserção das colunas de PET e o revestimento final) pode ser feita por duas pessoas em 1 hora e meia;
  • cura e desmolde é realizada em temperatura ambiente com um plástico de proteção sobre o painel para mantê-lo saturado. O desmolde pode ser efetuado após 20 horas;
  • O transporte e armazenamento pode ser feito manualmente por quatro pessoas ou com um caminhão, e devem permanecer armazenados por 14 dias para adquirir a sua resistência final;
  • A montagem dos painéis de uma casa de 40m² pode ser executada por quatro pessoas em aproximadamente 48 horas;
  • A cobertura, esquadrias e finalizações da mesma casa pode ser feita por quatro pessoas em um máximo de 14 dias.
 ___________________________________________________________________   

Assista a essa breve reportagem fornecida pelo programa “Bom Dia RN” para conhecer mais sobre essas estruturas de PET.


Nenhum comentário:

Postar um comentário