Pesquisar este blog

domingo, 16 de setembro de 2012

Casas de Plástico


"As Casas de Plástico são feitas a partir de placas de polietileno e estruturas metálicas."

INTRODUÇÃO

A Casa Popular de Plástico, como o próprio nome já diz, é uma casa feita visando à população de baixa renda, utilizando placas plásticas de polietileno preenchidas com espuma de poliuretano e estrutura em perfis metálicos ou plásticos entre as placas.

A casa em questão é concebida em um padrão popular e dispõe de 2 quartos, 1 banheiro e uma sala/cozinha. A área privativa é de cerca de 45 m².

FABRICAÇÃO

A Casa Plástica é feita a partir de uma estrutura metálica utilizando um aço de alta qualidade e resistência, suportando assim elevados índices de corrosão. A vedação é feita utilizando uma fôrma plástica preenchida com espuma de poliuretano e feito o acabamento interno em gesso, tornando-a extremamente leve, porém sem perder as suas principais características que são o conforto e a durabilidade.

É importante salientar que devido à espessura da vedação houve um ganho de aproximadamente 13% em área em relação às casas que utilizavam estrutura convencional.

A caixa d’água terá um formato apropriado para inserir-se na estrutura, ficando “encaixada” entre o telhado e a estrutura do banheiro. Os demais materiais como portas, janelas, louças serão todos de padrão popular, ficando a critério do cliente as melhorias e implementações dos mesmos.

DESENVOLVIMENTO

Uma versão inicial da casa havia sido desenvolvida para fins comerciais. Para exposição ao público, foi concebida uma segunda versão. A casa foi estruturada com uma placa nas dimensões de 61 x 49,2 cm. Entre cada placa havia um perfil enrijecido de 2”.

Na terceira versão várias modificações foram feitas. Uma nova placa foi desenvolvida, obtendo-se redução na mão-de-obra devido a maior praticidade e redução na quantidade de perfis metálicos, barateando mais ainda o custo final. Vale ressaltar que esses perfis metálicos serão substituídos por perfis de PVC de alta rigidez utilizando um tipo especial de plástico reciclado com aditivos que proporcionarão maior resistência ao plástico, mantendo o mesmo custo e melhorando a produtividade.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

As placas plásticas são produzidas em Polietileno de Alta Densidade (PEAD) 100% reciclado, resultando em peças de grande rigidez e baixa deformabilidade. Uma face da placa é de aparência lisa e o outro lado é nervurado.

O lado nervurado das placas de plástico será preenchido com espuma de poliuretano, visando obtenção de uma peça leve visando promover uma proteção térmica e acústica. Após a montagem das placas, é feito o acabamento interno em gesso. Dessa forma poderá haver a aplicação de textura, pintura convencional (tinta látex) e até a colocação de revestimento cerâmico.

A fixação das placas ocorre através de perfis de PVC no sentido vertical, que causam uma grande rigidez, e no sentido horizontal perfis “H” para fixarem as placas. Nessa fixação, devido à posição dos perfis, a casa torna-se totalmente impermeável, não havendo a possibilidade de infiltrações. Note que todos os perfis são galvanizados garantindo assim a proteção contra corrosão.

Nos aspectos térmicos, a Casa Plástica se comporta tão bem quanto uma casa convencional de alvenaria e concreto. O poliuretano, que está inserido na placa, tem uma grande função de isolamento térmico da estrutura. As telhas que compõe a coberta são feitas a partir de fibra vegetal (telha ecológica) o que garante uma alta qualidade e ao contrario do amianto não transmite temperatura para o ambiente interno. Além disso, o cliente tem a possibilidade de optar por uma coberta convencional, constituída por telhas cerâmicas ou mesmo um telhado de madeira proveniente de reflorestamento.

A ventilação é garantida através das localizações das janelas (que ficam ao critério do cliente) e do posicionamento da casa no terreno.

As instalações elétricas podem ser externas ou embutidas no revestimento de gesso, ficando a critério do cliente sua escolha. Evidente que no uso residencial as instalações seriam esteticamente melhor se embutidas. Mas no caso de uma casa para fins comerciais, como um canteiro de obra, por exemplo, a instalações externas são mais práticas devido às possibilidades de futuras mudanças.

Os acabamentos da casa podem ser feitos utilizando textura acrílica. A textura além de ser um bom acabamento, é extremamente prática de se aplicar e tem um custo bem inferior a qualquer outro sistema de acabamento.

Como se trata de uma casa pré-fabricada o tempo de sua execução é bem inferior aos sistemas tradicionais. A montagem da casa no terreno do proprietário levará exatamente um dia, estando o terreno preparado segundo as imposições do fabricante. Ver que essa montagem será completa, ou seja, estrutura, instalações e acabamentos. Apenas a aplicação do gesso seria feita no dia seguinte.

Por se tratar de uma casa que ainda esta em concepção, portanto passando por um processo de análise de materiais, ainda não há o preço estimado da casa plástica, porém será um valor inferior ao das casas convencionais existentes no mercado.

CASA DE PLÁSTICO TECNOLOGICAMENTE SUSTENTÁVEL

 "A FINEP reapresenta a casa de plástico, mostrando as quatro tecnologias sustentáveis."

Com 35 metros quadrados, a casa de plástico – criada pela empresa Protensão Impacto – contém quatro inovações sustentáveis. São elas, o jardim vertical, chuveiro híbrido, bancos ecológicos e algodão agroecológico.

Na varanda fica o jardim vertical da Favo Verde, produto em formato de colmeia, feito em fibra de coco prensada, capaz de fixar vegetação plantada no sentido vertical e formar uma espécie de tapete verde. Sua utilização melhora o microclima das cidades, pois além de ser um isolante termoacústico, as plantas absorvem o gás carbônico, liberam o oxigênio e diminuem a temperatura ambiente.

Além do jardim, a parte externa da residência sustentável apresenta bancos de plástico ecológico produzidos pela Cetrel.

Já no banheiro, está exposto o chuveiro híbrido da Exatron, que pode ser utilizado em conjunto com aquecimento tradicional ou solar, proporcionando economia de energia e água. O chuveiro híbrido possui quatro programas de temperatura, temporizador de sinalização, controle remoto e uma tela para mostrar o consumo de água, a vazão e o tempo do banho.

Por fim, no quarto, há produtos à base de algodão colorido agroecológico desenvolvidos a partir de pesquisas realizadas pela Embrapa Algodão.
 ___________________________________________________________________
 
Assista a esse vídeo e conheça casas construídas a partir de garrafas PET, material plástico reciclado, no Ceará.


Nenhum comentário:

Postar um comentário