Pesquisar este blog

sábado, 24 de setembro de 2011

ADMINISTRAÇÃO APLICADA III


AS ORGANIZAÇÕES COMO GRUPOS DE PESSOAS


As organizações são formadas por “regras” que todos os membros da mesma devem seguir e adotar como diretrizes e premissas para guiar seu trabalho.

Cultura organizacional

·      Sistema de significados partilhados pelos membros de uma organização distinguindo-a das outras.

·      Normas de conduta, crenças, hábitos e valores de um povo, em um determinado local e em um determinado momento histórico.

·      Transmissível e renovável.

·      Pode conflitar com a legislação oficial da organização.

·      Pode definir aspectos da vida organizacional.

Obs.: É o aspecto de “significados comuns” da cultura que faz dela um poderoso dispositivo para orientar e moldar o comportamento dentro da organização.

Características básicas que, em conjunto, compõe a cultura de uma organização

·      Inovação e ousadia: o grau em que os funcionários são incentivados a serem inovadores e a correrem risco.

·      Atenção ao detalhe: o grau em que se espera que os funcionários demonstrem precisão, análise e atenção aos detalhes.

·      Busca de resultados: o grau em que a administração se concentra mais em resultados ou efeitos do que nas técnicas e processos utilizados para alcançar esses resultados.

·      Concentração das pessoas: o grau em que as decisões da administração levam em consideração o efeito dos resultados sobre o pessoal da organização.

·      Orientação para equipe: o grau em que as atividades de trabalho são organizadas mais em torno das equipes do que em torno de indivíduos.

·      Agressividade: o grau em que as pessoas são mais agressivas e competitivas do que contemporizadoras.

·      Estabilidade: o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em oposição ao crescimento.

Obs.: Cada uma destas características existe em um continuum, variando muito de empresa para empresa.

Tipos de culturas organizacionais

Reconhecer que a cultura organizacional possui características comuns não significa, porém, que não possa haver subculturas em toda cultura considerada.

·      Cultura forte: cultura cujos valores centrais são intensamente definidos e  
amplamente compartilhados, onde surgirá um alto grau de comunhão de valores no ambiente interno e de elevado controle comportamental.

Fatores negativos de uma cultura forte

·      Em função do processo de seleção e socialização organizacional, definido para fortalecer a cultura organizacional vigente, estes acabam por criar uma barreira real à obtenção de diversidade da força de trabalho e ao aproveitamento de seus benefícios.

·      A cultura forte exerce considerável pressão para que os funcionários se conformem. Elas limitam a gama de valores e estilos aceitáveis, criando um dilema: contratar indivíduos heterogêneos por causa das vantagens alternativas que essas pessoas trazem para o local de trabalho e abdicar de comportamentos e habilidades heterogêneas oriundas da diversidade cultural.

Subculturas organizacionais

·      Cultura dominante: sistema que expressa os valores centrais comuns a uma maioria de membros da organização. Quando falamos sobre a cultura de uma organização, estamos nos referindo à cultura dominante.

·      Subculturas: miniculturas dentro de uma organização, normalmente definidas por nomes de departamentos e separação geográfica. Essa subcultura incluirá os valores centrais da cultura dominante além de outros exclusivos aos membros do departamento em questão.

·      Valores centrais: valores básicos ou dominantes aceitos em toda a organização.

Cultura organizacional & cultura nacional

·      Cultura organizacional: cultura voltada especificamente para a organização.
·      Cultura nacional: diz respeito a similaridades e diferenças entre os países.

Obs.: Pesquisas demonstram que a cultura nacional produz um impacto maior sobre os funcionários que a cultura de sua organização.

Origem e formação da cultura organizacional

Os fundadores de uma organização tradicionalmente exercem um impacto importante na cultura inicial da empresa. Eles possuem uma visão daquilo que a organização deve ser. Não são restringidos por costumes ou ideologias anteriores. O pequeno porte que normalmente caracteriza as novas organizações facilita ainda mais a imposição da visão dos fundadores a todos os membros da organização.

Transmissores da cultura organizacional

·      Histórico da organização.
·      Rituais organizacionais.
·      Símbolos materiais.
·      Linguagem organizacional.

Fatores de manutenção da cultura organizacional

·      Práticas de seleção.
·      Comportamento da alta administração.
·      Métodos de socialização organizacional.

Socialização organizacional

·      Representa o processo formal pelo qual uma pessoa passa a conhecer a cultura da organização na qual irá trabalhar.

·      Processo que adapta os funcionários à cultura da organização.

·      Pode se dar por intermédio de um passeio pela organização e seus departamentos ou pela exibição de um vídeo institucional, dentre outras formas e possibilidades para se transmitir a cultura predominante e muitas vezes desejadas dentro da organização.

Etapas para uma socialização organizacional

·      Pré-ingresso: etapa de aprendizagem que ocorre no processo de socialização antes
de um novo funcionário entrar para a organização (ex.: durante o processo de seleção).

·      Confronto: etapa no processo de socialização, na qual um novo funcionário percebe
como é realmente a organização e enfrenta a possibilidade de que as expectativas e a
realidade possam divergir (ex.: durante o período de experiência).

·      Metamorfose: etapa no processo de socialização, na qual o novo funcionário se
ajusta aos valores e normas de seu grupo de trabalho (ex.: ao longo de sua atuação
profissional).
 
Fator que provoca a necessidade de mudança da cultura organizacional

·      Culturas fortes, estáveis e permanentes podem caracterizar resistência as mudanças
ambientais, a qual pode inviabilizar a existência da própria organização.

·      Se uma dada cultura, no curso do tempo, torna-se inadequada a uma organização e
uma situação desfavorável para a administração, pode haver pouca coisa que a administração possa fazer para mudá-la, particularmente no curto prazo.

·      Mesmo sob as condições mais favoráveis as mudanças culturais, frente às constantes
e inesperadas mudanças ambientais, precisam ser calculadas em anos, não em semanas ou meses.

Condições favoráveis que facilitam a mudança cultural

·      Quando dá ocorrência de uma crise grave.
·      Quando dá rotatividade na liderança da organização.
·      Quando a organização é nova e/ou pequena.
·      Quando a cultura da organização é fraca.

Passos para uma mudança cultural

·      Realizar uma analise cultural para identificação de divergências entre a cultura
presente e a cultura desejada.

·      Esclarecimento aos funcionários, por parte da administração, com relação ao quanto
a sobrevivência da organização esta relacionada à necessidade de mudanças culturais.

·      Apresentar a nova visão e os novos padrões de comportamento desejados.

·      Apresentar rapidamente novas histórias, símbolos e rituais, para substituir aqueles
que eram anteriormente utilizados para transmitir aos funcionários os valores agora
desejados na organização.

·      Mudar os processos de seleção e socialização e os sistemas de avaliação e
recompensa, para apoiar os funcionários a esboçarem os novos valores perseguidos.

Situações que promovem ajuste cultural

·      Quando há fusões organizacionais (quando duas organizações ou mais se unem
constituindo uma terceira).

·      Quando há um joint-venture (quando duas organizações ou mais se unem em uma
atividade de risco).

·      Quando há uma aquisição (quando uma organização é adquirida por outra).

Clima organizacional

·      Representa a forma como uma pessoa ou grupo de pessoas sente e interpreta o
ambiente ao qual se encontram submetidos.

·      Varia de pessoa para pessoa.

·      Motiva ou desmotiva.

·      É influenciado pela cultura organizacional.

·      São percepções subjetivas e sentimentos quanto a determinadas propriedades
objetivas das organizações (hierarquia, salário, regulamentos, etc.).

·      Pode resultar em um comportamento de cooperação, indiferença ou hostilidade em
relação à administração e à organização.

·      Representa um elemento para tentar compreender se a organização e suas práticas
administrativas favorecem ou não o interesse e o rendimento das pessoas.

Grupos formais

São criados pela administração para atender necessidades operacionais da organização.

Grupos informais:

·      Corresponde a um conjunto de pessoas que se unem por motivos de interesses, amizade ou por compartilharem os mesmos valores.
·      Surgem de forma espontânea quando as pessoas convivem por certo tempo.
·      Influenciam o desempenho das pessoas que atuam nas organizações formais.
·      Surgem de necessidades pessoais de reconhecimento, filiação e estima.
·      Produzem uma identidade social àqueles que a eles pertencem.
·      Desempenham funções de ataque e defesa pessoal.

Elementos que constituem as organizações formais:

·      Objetivos.
·      Tecnologia.
·      Recursos.
·      Estrutura.

Elementos informais das organizações:

·      Atitudes.
·      Sentimentos.
·      Amizades.
·      Conflitos.
·      Valores e normas de conduta.

Possíveis influências das normas de conduta predominantes nas organizações:

·      Qualidade e quantidade da produção.
·      Disposição para colaborar ou não com a administração.
·      Comportamento ético.
·      Forma correta de se vestir.
·      “O horário em que as pessoas vão realmente trabalhar”.
_____________________________________________________________________________

Assista à entrevista com Anne Prado, gerente de RH da New Content. Neste vídeo ela diz em otimizar o tempo, organizar o espaço de trabalho, planejar o trabalho, são coisas que podem ser alcançadas a partir de um treinamento, pois exigem mudança de hábitos e de cultura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário