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sábado, 3 de setembro de 2011

ADMINISTRAÇÃO APLICADA I

PRINCÍPIOS E CONCEITOS BÁSICOS DA 
ADMINISTRAÇÃO E SEUS FUNDAMENTOS


A Adm. Aplicada tem o objetivo de criar um ambiente propício para o desenvolvimento crítico e posicionamento quanto às diversas abordagens do pensamento administrativo a partir do conhecimento teórico e vivencial das diversas contribuições e dos diversos enfoques da Engenharia Civil.

"RECAPITULANDO... No módulo intermediário, apresentei o desenvolvimento do nosso tema de uma forma mais elaborada e dinâmica. Falei sobre o grande sentido da informática para a Engenharia Civil e relatei o quão importante é cuidar do meio ambiente. Apresentei a mecânica que rege o solo, o estudo das águas. Mostrei os reparos e a corrosão das armaduras em patologia, o má planejamento da infraestrutura urbana e os cálculos que definem a economia financeira. Estabeleci os tipos de mecânicas, estudo das forças e movimentos. Propus o estudo dos fenômenos de transportes. E, por último, destaquei os tipos de rochas e sua importância para a Engenharia Civil, em geologia.
Agora, pretendo florescer ainda mais a ideia de Engenharia Civil, no módulo final, que vai da Administração Aplicada I à Engenharia Sanitária. Bom, espero que acompanhem a trajetória final do mundo da Engenharia civil.
Assim como fiz em Patologia das Construções, dividi Administração Aplicada em cinco unidades”, Alex Silva.

O que é administrar?


Processo de tomada de decisões sobre os objetivos organizacionais ou pessoais e a utilização de recursos necessários para efetivação dos mesmos. A garantia da eficiência, eficácia e efetividade das ações administrativas dependem de quatro elementos fundamentais:

·      Planejamento: Definição de objetivos futuros e recursos necessários;
·      Organização: Divisão de tarefas, atribuição de responsabilidade e distribuição de
recursos;
·      Direção: Acionar e mobilizar recursos;
·      Controle: Assegurar a realização dos objetivos e/ou modificá-los quando necessário.

Tipos de dirigentes

·      Eleitos;
·      Autonomeados;
·      Indicados;
·      Concursados.

Tipos de administração

·      Individualizada;
·      Colegiada.

Administração participativa

Maior participação dos subordinados na tomada de decisões.

Administração diretiva

Decisão na mão de agentes administrativos (dirigentes).

Níveis de administração (níveis hierárquicos)

·      Estratégica: Responsabilidade da alta administração (Define missão e objetivos
gerais e específicos);

·      Tática: Responsabilidade da média gerência (Define as estratégias de execução e
coordenação);

·      Operacional: Responsabilidade da supervisão de 1ª linha (Operacionaliza as
estratégias anteriormente definidas).

Quem é o gerente e quem é o trabalhador?

·         Gerentes são indivíduos que supervisionam as atividades dos outros;

·         Trabalhadores são funcionários que trabalham diretamente num cargo ou tarefa e
não têm nenhuma responsabilidade pela supervisão do trabalho de outros operários.

Por que existem gerentes?

·      Os gerentes atuam como canal de comunicação mediante a coordenação das
atividades de suas unidades com as atividades das demais unidades de uma organização. Os gerentes também garantem a responsabilidade. As organizações reduzem a ambigüidade quanto aos resultados do desempenho mediante a designação de gerentes, que passam a ser responsáveis pela realização das metas de desempenho.

·      Os gerentes representam despesas  gerais ou adicionais para a operação de qualquer
organização. Dessa forma, precisam justificar sua existência “adicionando valor”, ou seja, criando benefícios que excedam os custos que representam.

Papéis gerenciais

Categorias específicas de comportamento gerencial:

·      Interpessoal: Chefe nominal, líder e ligação;
·      Informacional: Monitor, disseminador e porta-voz;
·      Decisorial: Empreendedor, controlador de distúrbios, alocador de recursos e
negociador.

Habilidades gerenciais

Aptidões ou comportamentos que são fundamentais ao sucesso num cargo gerencial:

·      Habilidades conceituais dizem respeito à aptidão mental para analisar e diagnosticar
situações complexas, ajudando os gerentes a perceber como as coisas se relacionam e a tomar decisões acertadas;

·      Habilidades interpessoais incluem a capacidade de trabalhar em equipe, entender e
motivar as outras pessoas, tanto individualmente como em grupo;

·      Habilidades técnicas para aplicar conhecimento especializado ou experiência;

·      Habilidades políticas para ampliar sua posição, construir uma base de poder e fazer
contatos corretos.

Gerência funcional

Administra uma parte especializada de um negócio ou de um empreendimento, e divide-se em:

·      Linha: com atividade ligada diretamente à missão da organização e com o mercado;
·      Staff: desenvolvem atividades ou serviços de apoio interno à organização.

Gerência geral

Administram todas as operações referentes a um determinado negócio ou empreendimento. Também podem ser de Linha ou de Staff.

Atributos gerenciais

Requisitos necessários para desempenhar uma atuação gerencial, tais como:

·      Conhecimento (competência técnica);
·      Habilidade (prática conceitual e interpessoal);
·      Atitude (manifestação dos valores culturais da organização, associados aos valores
pessoais e familiares.



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Vídeo interessante de Clemente Nobrega sobre a importância de engenheirar...


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