Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de julho de 2012

ARQUITETURA DE TAJ MAHAL



O Taj Mahal fica em Agra, uma cidade do estado de Uttar Pradesh, na Índia. Situa-se nas margens do rio Yamuna. O famoso Taj Mahal é o principal tesouro artístico da cidade.

Cerca de 20 mil homens (escultores, pedreiros, artesãos, calígrafos) de várias cidades do Oriente trabalharam na construção desse monumento que é uma das obras mais belas, entre as Novas Sete Maravilhas do mundo, com grande sentido simbólico, um monumento ao amor do Príncipe Shah Jahan pela Princesa Mumtaz Mahal.

O material empregado para construção da maior parte do Taj Mahal foi um mármore branco trazido em carretas puxadas por bois, búfalos, elefantes e camelos das pedreiras situadas há mais de 300 quilômetros de distância, entre os anos de 1630 e 1652.

Além da delicadeza e da majestade do mármore branco, a fina decoração com a técnica florentina pietre dure, que são os desenhos feitos em marchetaria, quebra o que muitos podem chamar de frieza do mármore. O lápis-lazúli, o ônix, a malaquita, a turquesa e as diversas tonalidades da cornalina conferem o colorido do precioso trabalho.

As flores são os motivos principais, já que os moguls acreditavam que eram “símbolos do reino divino”. Tão delicado quanto à marchetaria são os trabalhos em relevo entalhado, cujo tema também é floral. Desenho de flores, construídos com pedras coloridas semipreciosas incrustadas no mármore, decoram o interior, onde esta o sarcófago.

Grandioso parece pouco para descrever tamanha beleza. Por mais imagens do Taj que já tenham sido publicadas, é impossível não ficar abobalhado diante do brilho discreto de pequenas pedras com a passagem do sol. O Taj muda de cor ao longo do dia. O reflexo dourado do raio de sol sobre o mármore branco nas primeiras horas do dia e o cinza da face ainda em sombra forma um contraste que não se apaga da memória. 

A cúpula é costurada com fios de ouro. Internamente existem várias pedras preciosas  nas paredes.

Ao invés da utilização de andaimes de bambu, comuns na época, os trabalhadores construíram colossais andaimes de ladrilho por fora e por dentro das paredes do mausoléu. Estes andaimes eram tão grandes, que muitos estimam anos como o tempo que se demorou a demoli-los.

Para colocar os blocos em posição foi necessário um elaborado sistema de roldanas montadas sobre postes e vigas de madeira, e a força de juntas de bois e mulas.

O segundo material mais utilizado é a pedra arenisca rochosa, empregada na construção da maioria dos palácios e fortes muçulmanos anteriores à era de Shah Jahan. Houve também a utilização do jaspe, importado do Punjabi (noroeste da Índia), e o cristal e jade, da China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário