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domingo, 15 de julho de 2012

AMBIENTE E COMPORTAMENTO



Comportamento e Ambiente pretende congregar um conjunto de investigadores e recursos nas áreas científicas que estudam a interface entre o comportamento humano e o ambiente.

Boa tarde, leitores. Está é a última postagem do módulo final, termino aqui toda a minha proposta a respeito da Arquitetura. Como já é de costume, quando concluo um módulo, estarei passando uma série de exercícios, que será no dia 19/07, próxima quinta-feira, e colocarei o gabarito no mesmo momento em que eu postar os exercícios, como comentário da postagem e vou recapitular tudo o que vimos no módulo final.  

E no dia 23/07, farei uma postagem especial sobre Taj Mahal, situado em Agra (Índia), já que 44% dos leitores elegeram esse grande mausoléu como a arquitetura mais bonita.

Muito obrigado a todos que me acompanharam durante esse 1 ano e 4 meses com minha proposta para a construção civil, vimos todo o processo desde Edificações, Engenharia Civil até Arquitetura. Durante essa semana (23/07-30/07), o blog entrará em manutenção.

A partir de agora postarei sobre os assuntos mais abordados na Construção Civil, o uso de novas tecnologias que faz o mercado da construção crescer progressivamente, e no dia 30/07, estarei postando sobre Estruturas de Aço, um material que está em grande progresso na construção civil...”, Alex Silva.

Contexto

As pesquisas existentes na área de Avaliação Pós-Ocupação (APO) de edificações concentram-se principalmente nas deficiências de projeto enquanto problemas de dimensionamento, conforto, manutenção e sistemas construtivos. Aspectos da psicologia ambiental e do comportamento humano são abordados mais na teoria do que na prática. A complexidade do comportamento humano em relação ao ambiente que ocupa dificulta tanto a avaliação das observações como a interpretação e transformação de resultados viáveis para projetos arquitetônicos futuros. 

O desenvolvimento de métodos que facilitem a interpretação das observações dos gestos e a análise de atitudes de usuários de edificações pode evitar interpretações errôneas na área profissional e contribuir para a melhoria dos projetos desenvolvidos. O objetivo desta contribuição é a análise de trabalhos na área APO que abordam a questão do comportamento humano.

Será avaliada a utilização de metodologias específicas e o conteúdo e forma dos resultados para aplicação em projetos arquitetônicos futuros e progresso do conhecimento científico.

Introdução e justificativa

A relação ambiente construído e comportamento humano está estreitamente ligada às estruturas sociais e culturais e às tecnologias de uma época. As condições geradas no ambiente alteram o modo de vida das pessoas renovando-se com as próprias transformações, face às necessidades do homem usuário. 

O projeto arquitetônico deve responder através da criação das formas e o detalhamento de uma edificação para abrigar a relação ambiente–comportamento humano e contribuir com melhorias estéticas. É dentro deste universo que age a psicologia ambiental, definida como interação entre indivíduos e as suas condições físicas.

O conforto ambiental nos seus aspectos térmicos, acústicos, visual e de funcionalidade é o elemento da arquitetura que mais influenciam o bem estar do homem. Os ambientes também afetam seu comportamento, mas de maneira limitada. A arquitetura não pode ser vista como um meio modificador do comportamento humano, a ponto de transformar a personalidade de indivíduos, mas pode influenciar a percepção e conhecimento de espaços e com isto proporciona a satisfação do uso.

O ato de projetar busca criar ambientes otimizados nos aspectos de conforto, funcionalidade, economia e estética, aplicando os conhecimentos artísticos, científicos, técnicos e da psicologia ambiental.

As pesquisas em metodologias de projeto procuram estruturar a introdução do conhecimento do comportamento humano no processo criativo em arquitetura. Recentes estudos, no entanto, mostram que há uma resistência dos profissionais ao enquadramento metodológico.

Estudos do processo criativo identificam pelo menos cinco tipos de heurísticas aplicadas na procura de soluções em projeto. As heurísticas são adotadas pelo projetista diante a complexidade dos problemas de projeto e a sua natureza perversa que dificulta a lógica na busca de soluções. Os projetistas procuram regras na criação da forma tais como as analogias antropométricas. O corpo humano e os limites dimensionais são a base nesta heurística.

Esta metodologia leva ao desenvolvimento da teoria da modulação em arquitetura e gramáticas de projeto que orientam e ordenam o ato criativo. Analogias formais ou literalistas também são comuns como partido de um projeto, tais como o uso de  elementos da natureza como inspiração da forma. Há ainda os projetistas “ambientalistas” que aplicam com maior rigor princípios científicos ou empíricos da relação homem-ambiente. Estes princípios podem ser o clima da região, tecnologias e recursos, bem como conhecimento científico específico disponível. Tipologias arquitetônicas e protótipos exercem também grande influência sobre o processo criativo além das linguagens formais de estilos adotados por grupos ou escolas de projetistas. 

As constatações de falhas nas construções especialmente no que diz respeito ao ajuste da função à forma são frequentes. O grande desafio nas pesquisas em arquitetura tem sido a introdução sistemática de conhecimento de fatores comportamentais no processo criativo. Estabelecer regras com profundo conteúdo humanista e científico dentro de uma metodologia de projeto demonstra importante contribuição no enriquecimento conceitual do processo criativo. Estas contribuições percorrem na história da arquitetura.

Existem tentativas na busca de métodos para o processo projetual e a garantia da qualidade dos seus produtos. Uma vertente é a especialização da profissão para projetos de tipologias específicas, tais como hospitais ou indústrias. As metodologias participativas de projeto, cujo objetivo é amenizar o autoritarismo do projetista no processo, são também contribuições positivas. Há ainda, a criação de profissões novas como os programadores de necessidades que atuam na preparação de material para o ato de projetar e na avaliação dos produtos com o intuito de criar um corpo de conhecimento apropriado para direcionar e alimentar o processo criativo. Recentes experiências de ensino em arquitetura demonstram resultados mais interessantes e positivos em projeto, através da modificação do conceito da criatividade e integração de uma responsabilidade social. 

Objetivo

Esta postagem procura contribuir na busca de metodologias de projeto arquitetônicos mais eficazes para que o relacionamento entre o ambiente construído e comportamento humano seja mais bem representado e resolvido. São analisados trabalhos científicos da área de avaliação pós-ocupação publicados nos últimos quatro anos no Brasil. São avaliadas as contribuições destes trabalhos com possibilidade direta de aplicação no processo criativo.

Esta análise pretende mostrar também a necessidade do desenvolvimento de instrumentos que colaborem na interpretação das relações humanas com o ambiente construído e desenvolver uma consciência maior na área das pesquisas em arquitetura, difundir as metodologias existentes apropriadas e desenvolver novas “multidisciplinaridades”. As recomendações pretendem diminuir o descompasso da aplicação de descobertas técnicas, além de estruturar os resultados das pesquisas em um maior rigor científico, permitindo uma aplicabilidade ampliada.

Metodologia

A metodologia deste trabalho consiste de duas etapas.

Primeiramente, foram identificadas metodologias adequadas para as pesquisas da relação ambiente construído e comportamento humano. As metodologias foram analisadas quanto sua potencialidade em de elucidar informações pertinentes ao processo criativo em arquitetura. Em segundo lugar, foram analisados trabalhos de relacionamento entre o ambiente construído e comportamento humano publicados nos últimos quatro anos no Brasil.

Esta disciplina tem como ementa o estudo da relação ambiente físico-comportamento humano e como trabalho exigiu uma avaliação de tipologia arquitetônica e um aspecto dessa relação. Todos os trabalhos foram analisados de acordo com o seu objetivo, tipologia arquitetônica estudada, metodologias aplicadas, tipologia e forma de apresentação de resultados e finalmente aplicabilidade dos resultados para o processo criativo em arquitetura em geral e não apenas para o “retro-fit” do estudo de caso em questão.

Resultados

A análise da aplicabilidade dos resultados pode ser resumida e demonstrada na lista de diretrizes abaixo:

·      Gerais – rejeição e aprovação de técnicas construtivas específicas; uso de projeto
padrão necessita de instruções de implantação e uso; urbanização aumenta a sensação de segurança; urbanização não afeta os hábitos de limpeza e manutenção de espaços públicos e semipúblicos; implementar o código de  acesso universal (deficiente físico); importância dada à manutenção constante em edificações;  sociabilidade ampliada com integração visual de áreas de circulação e de lazer; áreas com paisagismo e vegetação em geral são considerados positivas; maiores problemas de conforto ambiental são a insolação excessiva  sem controle e a audibilidade de usuários vizinhos;

·      Edificações comerciais – preferência de projetos com potencial de adaptabilidade,
ampliar a variedade de comércio e de lazer em centros comerciais (shopping centers), basear cálculo de número de vaga de estacionamento na duração da permanência de usuário no estabelecimento;

·      Edificações escolares – evitar a orientação leste para sala de aula sem tratamento da
insolação; necessidade de aumentar o nível de iluminação de salas de aula; aumentar a área das salas de aula; vandalismo ocorre com mais frequência em salas de aula, pátio coberto e banheiros; lixeiras necessitam ser fixas; aluno de conjunto habitacional de interesse social verticalizados necessita área livre escolar maior; necessidade de aumentar o dimensionamento de área de depósito de material (limpeza e didático); biblioteca: lugar preferido é próximo à janela e em mesa individual;

·      Hospital – facilitar o controle individual para os pacientes da iluminação e ventilação
do quarto, ampliar o espaço de armazenamento de objetos pessoais dos pacientes;

·      Habitação – rejeição da casa geminada e do banheiro contendo apenas o vaso
sanitário e área de chuveiro com o lavatório instalado na antecâmera do banheiro dentro do espaço de circulação; exclusão de uso da escada tipo “Santos Dumont” como única circulação vertical; transformações demonstram inadequação das áreas funcionais dos projetos de conjuntos habitacionais de interesse social; condomínio fechado e murado cria senso de segurança.

Discussão

A introdução no processo criativo de projeto arquitetônico de dados vindos dos resultados das pesquisas APO está intimamente ligado às características desse processo descrito acima e das dificuldades em enquadrar o processo em estruturas metodológicas.

A pesquisa deste trabalho, no entanto, mostrou que a qualidade dos dados gerados das pesquisas APO para uma aplicação direta ao processo criativo de forma universal  também está relacionada às metodologias usados nas pesquisas APO. A adequação e abrangência das metodologias de avaliações Pós-Ocupação foram discutidas em vários
Trabalhos.

Os aspectos mais importantes das pesquisas APO com os fatores principais a serem analisados no caso de projetos habitacionais:

·      Domesticidade que significa a adequação à cotidianidade e ao acolhimento da família
e os seus visitantes e por fim a integração dos elementos arquitetônicos na coerência de um conjunto habitacional;
·      Comunicabilidade entre espaços;
·      Espaciosidade e quantidade dimensional dos espaços;
·      Capacidade da forma e das dimensões de permitir a ocupação e sobreposição das
funções;
·      Agradabilidade de conforto ambiental no sentido mais amplo da fruição dos espaços
e da sua atratividade;
·      Durabilidade;
·      Segurança;
·      Privacidade;
·      Convivialidade;
·      Adaptabilidade;
·      Apropriabilidade ou territorialidade.

A aplicação destes conceitos deve ser mais divulgado e usado como base principalmente na formação de novos profissionais, dentro das disciplinas de projeto.

A análise deste trabalho mostra uma relação entre as metodologias usadas e universalidade dos resultados ao processo projetual. A maioria dos trabalhos aplica o questionário e as observações pessoais do pesquisador como meio de coleta de dados e resiste em usar um universo mais amplo de metodologias disponíveis. 

Vislumbra-se também que a demora na aplicação de conhecimentos novos pode ser reduzida através de novos métodos de divulgação. Em primeiro lugar banco de dados deverão ser criados e associados às ferramentas de projeto, os programas CAD. Um importante acervo de informações poderá se extraído dessas pesquisas, quando utilizadas com o objetivo de sistematização do processo projetual.

Aplicação dos levantamentos de dados sobre a relação homem e ambiente e seus resultados devem ser disponibilizados para novos projetos arquitetônicos também no WWW (World Wide Web) para um acesso mais ampliado. Uso da realidade virtual e das simulações de ambientes com representação gráfica deve ser aplicado com mais frequência, não apenas no processo criativo e na divulgação ou comercialização de um projeto novo, mas também dentro do processo de avaliação e coleta de dados para criar um acervo de percepções e pesquisar reações controladas de usuários reais ou potenciais. 

Conclusão

Atualmente as pesquisas em APO concentram-se nas falhas do ambiente físico pelas suas próprias evidências, talvez pela maior familiaridade em lidar com fatores objetivos do que com a complexidade de avaliação do comportamento humano. Há dificuldades por parte dos técnicos na área de projeto para acessar e identificar resultados coerentes.

O formato e divulgação das análises e recomendações em geral não são compatíveis com as ferramentas projetuais, dificultando a sua incorporação na elaboração de novos projetos. O contexto das pesquisas na área demonstra a necessidade de apoio metodológico compatível na concepção do projeto visando garantir nível adequado de qualidade. Além disso, as informações presentes nas pesquisas devem ser disponibilizadas de forma mais ampla possível, utilizando-se dos novos instrumentos como a rede WWW, listas, hipertexto, que facilitem a difusão, a aplicação e a participação.

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