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domingo, 15 de janeiro de 2012

ORGANIZAÇÃO DA FORMA E DO ESPAÇO ARQUITETÔNICO




A organização arquitetônica visa compreender as implicações de tamanho, medida, forma, volume e espaço nas obras arquitetônicas e reconhecer os princípios básicos que informam a estruturação e aplicar tais princípios em formas tridimensionais simples.

Introdução

Se for consultado algum dicionário, poderiam ser encontradas as seguintes definições para os termos forma e espaço:

Forma – Estrutura, organização e disposição das partes ou elementos de um corpo ou objeto. Modo pela qual uma determinada coisa em um dado contexto se revela a nossa percepção. São atributos de uma forma: sua configuração, seu tamanho, sua textura, sua cor e sua localização.

Espaço – Extensão do campo tridimensional que abrange tudo o que nos cerca. É onde as coisas do mundo sensível existem, e no qual nos deslocamos em três dimensões: esquerda e direita, para frente e para trás e para cima e para baixo. Relações de posição entre corpos. Intervalo vazio entre corpos, partes de um corpo, ou entre objetos.

Estas definições não são suficientes para explicar a complexidade que esse tema tem para os arquitetos. Da mesma maneira, este capítulo não tem a pretensão de esgotar o assunto. Ao contrário, estes apontamentos apenas vão introduzir alguns conceitos fundamentais da organização da forma do espaço arquitetônico e de suas implicações na concepção arquitetônica.

A compreensão da forma: formas reais e formas ideais

As formas reais são as coisas do mundo sensível e devem sua existência a causas físicas, biológicas, funcionais e/ou finais, ou sócio-culturais. Neste universo real, forma e contexto são interdependentes e complementares. Já as formas ideais são os modelos abstratos produzidos pela imaginação humana. Estes modelos utópicos, inviáveis no mundo real, são perfeitamente regulares, exatos em medida e contorno, teoricamente fixos e estáveis e identicamente reproduzíveis. Formas que independem do seu contexto, pois o espaço que ocupam ou delimitam é indefinível, infinito e homogêneo. Para compreender as coisas do mundo sensível e para intervir neste mundo se faz uso da
Geometria.

Esta geometria, que chamamos de Euclidiana, é um dos produtos mais notáveis da capacidade de abstração e racionalização humana. Registrada por Euclides por volta de 300 AC. nos ELEMENTOS, síntese sistemática da geometria grega, objetivava ensinar a medir e demarcar regiões ou partes do espaço real a partir do estudo de um espaço abstrato e de figuras espaciais ideais. Própria para cálculos em superfícies planas – onde, por exemplo, os ângulos internos de um triângulo somam sempre 180° e as linhas paralelas se mantêm à mesma distância uma das outras. Na verdade sua influência foi muito maior, pois seu magistral método de síntese – axiomas, postulados, teoremas e provas – afetou profundamente o pensamento ocidental. No século XIX, alguns matemáticos compreenderam que são necessários diferentes tipos de geometria para descrever os equivalentes de triângulos, de linhas paralelas e assim por diante em superfícies curvas. Foram então propostos sistemas geométricos absolutamente novos, e, por mais abstratas e esotéricas que essas geometrias parecessem na época, no princípio do século XX a chamada Geometria de Riemann viria a ser encarada como mais verdadeira que a Geometria Euclidiana.

Hoje se dispõem de novas maneiras para descrições convincentes de formas e superfícies complexas. Disciplinas dedicadas ao estudo da matéria vital foram as que mais demandaram este tipo de descrição geométrica. No entanto, a Geometria Euclidiana, mesmo sendo incapaz de dar contas de uma realidade complexa, continua sendo um instrumento indispensável, pois favorece um esclarecimento imediato da forma, quando aplicada em atividades tais como a construção ou o projeto arquitetônico. Ao procurar definir a arquitetura o arquiteto, e mais importante tratadista desse século, LeCorbusier argumentou que a geometria seria de fato a linguagem do arquiteto. Seja como instrumento de controle “neutro” e meio de representação ou como símbolo e modelo, como “filtro” da forma ou como forma ela mesma; para a arquitetura a geometria é uma condição necessária essencial. No entanto, a concepção das formas e dos espaços arquitetônicos requer a construção mental de um sistema de referência. O que difere um tetraedro que se encontra no pensamento do arquiteto daquele que se encontra no pensamento do geômetra é o seu tamanho, diferença fundamental entre as duas linhas de pensamento. A geometria do espaço arquitetural concebida como projeção do espaço do pensamento no espaço real requer uma regra de passagem: a escala.

Arquitetura: forma e espaço

A Arquitetura se distingue pela sua forma construída e pela sua natureza espacial: a delimitação e organização de lugares para atividades humanas. No entanto o autor Nicolaus Pevsnervai argumentar que se toda Arquitetura é construção, nem toda construção é Arquitetura. Arquitetura seria uma construção com uma intenção plástico-formal. É bem verdade que, sob um ponto de vista antropológico, cujo alvo de interesse é a investigação de instituições sociais e de sistemas culturais, a afirmação de Pevsner – datada de 1943 num texto que toma como exemplo da diferença entre uma catedral e um abrigo de bicicletas – é, de certa maneira, insustentável. Sob esta ótica, as duas edificações deixam de pertencer a universos distintos, passando então a situar-se em polos opostos de uma mesma dimensão dentro de um determinado contexto cultural. As construções, os edifícios e os espaços urbanos passam a ser vistos como entidades físicas que emolduram atividades humanas ao estabelecer cenários que cristalizam rituais ou ações e comportamentos repetidos.

A discussão do que vem a ser a forma e o espaço arquitetônico remonta a antiguidade clássica. Marcus Vitruvius Pollio foi um arquiteto romano que escreveu o mais antigo tratado de arquitetura conhecido: De Architectura Libri Decem, composto no Século I a.C. e esquecido durante a Idade Média, foi redescoberto no mosteiro de Saint Gall em 1416. Vitruvio, como ficou conhecido, tinha profundo conhecimento dos antigos textos gregos e romanos e procurou reunir todo este saber em uma teoria normativa unificada. No entanto, os contornos fundamentais daquilo que entendemos hoje como Arquitetura foram definidos no Século XV.

O maior tratadista de arquitetura do Renascimento Leon Battista Alberti (1404-1472) foi fortemente influenciado pelo, então, recém descoberto texto de Vitruvio. Além de arquiteto, era um grande estudioso com interesses em muitas áreas do conhecimento e foi dramaturgo e matemático. Como encarregado do Papa pelas construções da igreja, teve ocasião de escrever um dos mais completos tratados de arquitetura De re aedificatoria. A maior parte deste texto foi completada em 1452 e o seu todo impresso em 1485. Elaborado sobre a tradição de saber herdada de Vitruvio tinha como propósito definir um ofício e uma arte e dar-lhes um conjunto de regras e normas. Como Vitruvio, Alberti queria que seu texto incluísse tudo aquilo que fosse necessário para a concepção e controle da construção de edifícios e procurou reunir todo o saber conhecido até aquele momento. De certa maneira pode ser considerado um texto fundador da tradição arquitetônica. É a partir dele que a Arquitetura passa a constituir, de fato, um ramo do conhecimento.

As três condições básicas que devem ser atendidas para a definição da forma e do espaço arquitetônico, conforme postuladas por Alberti e parafraseadas até hoje pela maior parte dos teóricos, são: solidez, utilidade e beleza.

De qualquer maneira é importante notar que, como na arte, a intenção plástica da forma de uma obra arquitetônica muitas vezes só pode ser entendida através de sua relação com formas preexistentes. Não há invenção sem precedente. Além disso, obras de arte são, em muitos casos, criadas como paralelo ou antítese de algum modelo anterior. A nova forma aparece não necessariamente para expressar algum conteúdo novo, mas para substituir uma forma que perdeu vitalidade.

Geração da forma arquitetônica

A geração da forma arquitetônica se caracteriza pela ampla liberdade de escolha e por influências de ordem sócio-cultural, dada a baixa exigência de desempenho funcional. Ou seja, para se gerar a forma de uma fuselagem de um avião deve-se reconhecer seu desempenho aerodinâmico, sem o que este avião não poderá voar; da mesma maneira, para se gerar a forma do casco de um navio deve-se reconhecer seu desempenho hidrodinâmico, sem o que este navio não poderá flutuar.

No entanto, diferentemente de outros produtos cuja forma deriva em maior ou menor grau de um desempenho funcional, a arquitetura, como toda construção edificada, mantém uma relação simbiótica, integral e singular com o seu contexto físico. A forma arquitetônica pode ser gerada de quatro formas básicas: Pragmática, Icônica, Canônica e Analógica.

·      Pragmática (forma arquitetônica primitiva): O processo construtivo se dá de maneira
empírica, tentativa e erro;

·      Icônica (forma arquitetônica vernacular): O processo construtivo é dominado e o
padrão formal obtido se torna uma constante e adquire um valor icônico;

·      Canônica (forma arquitetônica erudita): A concepção arquitetônica precede a obra
construída. No desenvolvimento da concepção, o arquiteto passa a desenvolver um especial interesse por padrões, modulação, ordenação, regularidade e equilíbrio. Busca princípios elementares que definam uma lógica que facilite a concepção arquitetônica. A unidade formal e a solução plástica da obra são então resolvidas por estes princípios;

·      Analógica (forma arquitetônica erudita): A concepção arquitetônica precede a obra
construída. No desenvolvimento da concepção, o arquiteto procura estabelecer referências analógicas, descobrindo princípios de semelhança entre elementos distintos.

Organização da forma arquitetônica

A definição da forma arquitetônica é basicamente determinada pela relação precisa entre elementos construtivos que definirão lugares que servem como lugares de uso ou destino, lugares de movimento e conexão. Os arranjos formais em arquitetura se fazem a partir de esquemas básicos que ordenam esses elementos em função de uma ideia ou tema formal, um partido ou uma Intenção Compositiva que reconhece as circunstâncias e limitações de um dado contexto ou situação e as incorpora numa solução. A natureza estrutural inerente à arquitetura implica numa ordenação de base geométrica; logo, os esquemas básicos que vão relacionar os elementos fundamentais derivam dessa base geométrica. Esquemas que visam estabelecer mais uma disciplina do que uma limitação: permitem o crescimento, acomodam o movimento e podem ser elaboradas de forma a encompassar variação e complexidades infinitas.

Concepção dos espaços e das formas arquitetônicas

A produção de edificações se institui hoje segundo fases distintas pelas quais a operação de concepção se separa da atividade construtiva. A principal função de arquitetos e engenheiros no atual contexto sócio-econômico não é o de produzir construções e sim idealizá-las. Intervêm essencialmente na qualidade de projetistas. Um projeto se estabelece a partir de uma representação que antecipa o que será uma futura edificação e enquanto documentada unicamente no papel ou em modelos não é mais que um conjunto de intenções e promessas.

No seu sentido mais amplo e compreensivo, projeto significa antecipação. O objeto desta antecipação não é necessariamente um dado ou evento material. No entanto, no seu uso corrente, favorecido talvez pelo seu uso proeminente em arquitetura, o termo é efetivamente usado como antecipação de um evento material.

O projeto enquanto antecipação implica não só numa referência ao futuro, mas também numa condição de possibilidade de realização neste horizonte temporal. Considerar a capacidade de projetar do homem é pressupor que o futuro não se determina de maneira unívoca, que o mundo real é um campo onde se pode desenvolver uma criatividade humana. O ato de projetar envolve, então, a capacidade de analisar e avaliar situações; a habilidade para antecipar eventos futuros e a capacidade de um pensamento criativo com o qual se desenvolve soluções adequadas.

Do ponto de vista construtivo, projetar é organizar e fixar construtivamente os elementos formais que resultam de uma vontade ou intenção de transformar um dado ambiente ou lugar. Projetar é um jogo criativo, que incluirá algum procedimento de avaliação restrita, que resultará na definição das formas possíveis de alguma coisa e o “como” esta coisa será feita.

Embora se tenha tentado reduzir a ação projetual à um processo de busca e síntese, será sempre uma arte, uma mistura peculiar de racionalidade e irracionalidade

Projetar significa lidar com qualidades, com conexões complexas, com paradoxos e ambiguidades. A invenção de qualquer artefato pressupõe as habilidades de se abstrair e de se antecipar. Estas faculdades existem, em maior ou menor grau, mesmo naqueles indivíduos mais resistentes à aquisição formal de conhecimentos. Para os arquitetos a concepção de projetos envolve as capacidades de abstração – sobre dados de um programa de necessidades – e de antecipação – idealização e representação de soluções plausíveis.

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