Pesquisar este blog

domingo, 19 de junho de 2011

GERENCIAMENTO E CONTROLE DE OBRAS



"Gerenciar é realizar os objetivos e as metas, alcançando o sucesso planejado, ou seja, é o presente gerenciado a cada dia. "  

No contexto da construção civil, a execução de qualquer empreendimento exige uma combinação de recursos. A mão-de-obra, os materiais e equipamentos aplicados diretamente ao projeto são recursos importantes e seu gerenciamento ao longo do tempo de execução, garante um produto final que se enquadra dentro do plano de condições de planejamento, estando sujeitos a limites e restrições. A alocação de recursos no devido tempo e o fornecimento de dados e fatos para o controle somente são possíveis através de um eficiente sistema de planejamento e programação.

O gerenciamento de um projeto em toda a sua plenitude garante ao longo do tempo de concepção, planejamento, execução e finalização a garantir que todas as atividades que compõe o projeto, estejam sendo executadas dentro das diretrizes e metas já estabelecidas.

O projeto para atingir todos os seus objetivos, deve ser controlado e gerenciado, durante todo o tempo de execução até a sua conclusão, portanto o gerenciamento e o controle são as principais ferramentas de sucesso de projeto.

Para se alcançar os objetivos pretendidos é preciso desenvolver mecanismos no sentido de:

·  treinar uma equipe para gerenciar as atividades;
·  delegar responsabilidades;
·  estabelecer um canal aberto de informações;
·  criar um plano de implementação do projeto;
·  controla e avaliar o andamento do projeto;
·  criar frentes para as tomadas de decisões;
·  criar banco de dados de tudo que foi executado;
·  garantir a manutenção de equipes motivadoras e focadas com os objetivos do projeto.

O gerenciamento é um processo contínuo e dinâmico ao longo de todo o tempo de execução e  se desenvolve e se organiza de acordo, com um trabalho em equipe, onde o fator humano e técnico é fundamental, e o foco será sempre o objetivo planejado.

A equipe de gerenciamento é o fator principal para que se tenha um bom desenvolvimento e controle da produtividade da mão-de-obra, da qualidade final dos serviços e na criação de indicadores e índices de composição, criando assim um banco de dados para a empresa, essa equipe também tem um papel importante nas tomadas de decisões e na implementação do projeto.

O gerenciamento de um projeto ocorre dentro e fora dele, a empresa gerenciadora do empreendimento, internamente se compõe de um setor administrativo, financeiro, comercial e de produção. O sistema da empresa e constituído de:

·  ambiente geral, composto por fatores sociais, políticos e tecnológicos;
·  ambiente operacional, que fica em função do mercado, da concorrência, de financiamentos e fornecedores;
·  ambiente interno, onde o produto final é produzido e contabilizado e comercializado.

O controle, através do acompanhamento e da avaliação, é a função que vai balizar a ação gerencial. Controlar é identificar e quantificar os desvios relativos às previsões originais e adotar ações corretivas para se obter os resultados desejados. O controle gerencial nada mais é que a comparação sistemática entre o previsto e o realizado, tendo como objetivo fornecer subsídios para as análises físicas, econômicas e financeiras e estabelecer os critérios lógicos para a tomada de decisões.

Existem várias técnicas que ajudam o gerenciamento e controle de obras, como diagrama de barras, cronograma de Gantt, redes PERT/CPM, etc., os quais possibilitam melhorias substanciais em termos de desempenho global. Sua utilização é necessária para evitar o inconveniente da tomada de decisão ao acaso. A escolha de ações emergenciais é motivada por circunstâncias próprias dos trabalhos e surgimento de problemas no dia-a-dia da obra, que poderiam ser previstos e assim, eliminados.

O processo de gerenciamento e controle não deve ser confundido com a aplicação de técnicas de planejamento, pois tem um âmbito muito mais amplo, muito mais organizacional do que técnico, envolvendo diversas etapas: coleta de dados, geração de plano (no qual são aplicadas as técnicas), controle, avaliação e replanejamento.

Dentre as várias inovações que vêm sendo adotadas pelas empresas de construção na área de gerenciamento e controle, destacam-se:

• informatização do planejamento;
• exposição de planos de obras simplificados no próprio canteiro, de forma a engajar a mão-de-obra mais intensamente no alcance das metas;
• coleta sistemática de dados para o controle.

Dentre os possíveis impactos resultantes de um planejamento, interligado a um controle gerencial, nas pequenas empresas de construção civil, destacam-se:

• maior previsibilidade da obra ou do empreendimento;
• emissão de relatórios evidenciando a posição da obra ou do empreendimento;
• possibilidade de cumprimento de prazos;
• controle mais eficaz sobre mão-de-obra, materiais e atividades;
• geração de dados para a administração da compra de materiais e contratação de
mão-de-obra;
• maior possibilidade de avaliar os métodos construtivos utilizados;
• suporte para a tomada de decisões financeiras;
• maior competitividade.
__________________________________________________________________________

Vídeo feito por diretores que utilizam o sistema SIECON SP7. Um sistema que te ajuda a descentralizar e a controlar a obra, lhe dando uma liberdade de evoluir em termos de obras...

Nenhum comentário:

Postar um comentário