Pesquisar este blog

domingo, 28 de outubro de 2012

Casas de Gesso


"A casa de gesso confere praticidade, economia e segurança a uma construção."

INTRODUÇÃO

A construção de casas de gesso é uma excelente opção para quem quer praticidade, agilidade e economia na hora de construir. Esse tipo de construção feita com placas de gesso acartonado (também conhecido em inglês como drywall). Essa técnica consiste na utilização de blocos e massa de gesso, da mesma forma como é feito na alvenaria convencional, porém, não é necessário o uso de tijolo e cimento.

O gesso acartonado é cada vez mais utilizado pelos profissionais da construção civil e arquitetura, por ser um material leve e de fácil manuseio. Além disso, ele também serve para reformar e decorar ambientes internos e externos. Apesar das boas qualidades que este produto possui, é de extrema importância que o consumidor busque serviços de empresas adequadas e profissionalizadas. A mão de obra desqualificada pode prejudicar muito o projeto.

VANTAGENS
  • Otimização da obra: rapidez e facilidade na instalação;
  •  Menor espessura e ganho de espaço;
  •  Mínimo de desperdício e retrabalho;
  •  Economia de até 30% se comparado a uma construção de alvenaria convencional;
  •  Economia na mão de obra;
  •  Facilidade de manutenção nas instalações hidráulicas, elétricas e repintura.

Apesar de todas estas vantagens, as pessoas ainda têm muito receio no momento de optar por este tipo de alvenaria. O maior problema que encontramos é o preconceito, mas, é apenas uma questão de informação. As pessoas pensam que a casa vai derreter com a chuva ou que na primeira ventania ela vai desmoronar.
  
QUALIDADES DO GESSO PARA CONSTRUÇÃO CIVIL 
  
Os blocos de gesso, fabricados em processo industrial, apresentam uma boa capacidade de resistência e aguentam pressão, o que os tornam um material apropriado na construção civil;

O gesso oferece isolamento térmico – ele resiste bem à passagem do frio ou calor. Um bloco de gesso de 10 cm de largura oferece a mesma resistência ao calor que uma parede de alvenaria convencional de 15 cm, revestida de argamassa nas duas faces;

O gesso oferece isolamento acústico – a forte densidade natural do bloco de gesso propicia um bom isolamento aos sons e ruídos externos;

O gesso protege contra incêndio – o bloco de gesso é incombustível, ou seja, não pega fogo e oferece grande resistência às chamas.A molécula de água nele contido opõem-se a elevação e a propagação do calor, essa característica lhe confere desempenho excepcional na resistência ao fogo;

O gesso possui regulação higrométrica – graças a porosidade do gesso, o bloco é um ótimo regulador de higrometria, significa dizer que ele é capaz de absorver o excesso de umidade ambiente, mas também de devolvê-la quando o ar ambiente está seco demais;

A fabricação industrial dos blocos de gesso  garantem  um levantamento de paredes alinhadas, com perfeição, e uma grande estabilidade através de encaixes,  sem ranhuras e linguetas, sua colocação é rápida, simples e com o mínimo de ferramentas;

As faces dos blocos são de fabricação perfeitamente lisa, podemos obter superfícies perfeitamente planas, isto permite que, após a secagem, a divisória de gesso possa receber qualquer forma de  revestimento como: ladrilhos, papel de parede, pinturas, cerâmicas, etc.;

O gesso pode ser usado nas paredes divisórias, no forro e até nas paredes estruturais de uma obra, por isso cada vez mais existem habitações levantadas todas em gesso, sem nenhum tijolo e sem cimento, ou melhor, só a base permanece utilizando alvenaria que é clássica, a partir dela, as paredes são erguidas com blocos de gesso que se encaixam perfeitamente economizando tempo e dinheiro.

CASA DE GESSO X CASA DE TIJOLO CONVENCIONAL

A casa de gesso é mais barata e leva menos tempo pra ficar pronta. Vamos entender por que isso acontece:
  • Os blocos de gesso são maiores que os tijolos o que significa dizer que são necessários menos blocos para formar o m², assim as paredes são erguidas mais rapidamente e com economia de mão-de-obra;
  • Os blocos de gesso são fixados com cola de gesso, um material mais barato que o cimento e a areia, além disso, a cola é aplicada em quantidades pequenas o que reduz o desperdício, a redução do desperdício numa obra é mais uma vantagem na utilização do gesso;
  • Em alguns casos o gesso dispensa a massa corrida para o revestimento das paredes, a tinta pode ser aplicada diretamente sobre os blocos, ou seja, mais economia.
COMPONENTE DA DIVISÓRIA DE GESSO

Os blocos de gesso são blocos pré-moldados fabricados por processo e moldagem semiextrudado, apresentando acabamento perfeito em suas superfícies, assim os blocos de gesso se encaixam perfeitamente durante a montagem da parede obtendo sua superfície plana e pronta para receber acabamento. 

Os blocos de gesso podem ser encontrados em duas espessuras diferentes de 7 cm  e 10 cm nas versões maciças ou vazadas, sendo que os blocos de 10 cm são produzidos somente na versão maciça.

Os blocos vazados são 25% mais leves que os blocos maciços devido aos dutos internos, eles são usados quando se quer diminuir o peso das paredes reduzindo assim a sobrecarga nas estruturas, são ideais para redistribuição de paredes sobre lajes antigas, já o bloco de gesso maciço permite construir paredes com maior altura.

As diferenças entre os blocos de gesso não se resumem apenas em se eles são maciços ou vazados ou se tem 7 ou 10 cm de acordo com a finalidade a que se destinam os blocos de gesso são comercializados em 4 versões diferentes:

  • Bloco de Gesso S ou Standart -> apresenta cor branca é utilizado em divisórias de distribuição que são as divisórias internas que dividem cômodos de um mesmo apartamento e em divisórias separativas que são divisórias internas que separam apartamentos diferentes. Para divisórias separativas o recomendado é utilizar o bloco de 10 cm.
  • Bloco de Gesso Hidro -> de cor azul claro, é utilizado em áreas úmidas, pois ele é hidrófilo, ou seja, repele a água, sua absorção em água após 2 horas de imersão é inferior a 5%. Ele é recomendado para todas as divisórias em área molhada como banheiros, área de serviço e cozinha, e é igualmente recomendado em divisórias para todos os locais que possa estar exposto a umidade como: adega, garagem, subsolo, etc.. Pode ser utilizado no revestimento de banheiras, em suporte de pia ou lavabo. Além do uso do bloco hidro nessas áreas é aconselhável sua colocação para construir a 1ª fileira das divisórias, assim as paredes ficam mais resistentes a qualquer tipo de vazamento ou inundação, isto também ajuda na prevenção de umidade proveniente da base.
  • Bloco de Gesso GRG -> de cor verde claro, é um bloco especial aditivado e com fibra  de vidro conhecido pela sigla GRG “Glass Reinforced Gypsum” (Gesso Reforçado com Vidro) utilizado na construção de paredes que serão submetidas a esforço de cargas suspensas como armários, quadros e suporte de TV. Também é usado em áreas que ocorram impactos generalizados ou em áreas onde ocorram grande aglomeração de pessoas como cinema, corredores, hospitais etc. Ele também oferece mais resistência ao fogo, pois mantém a parede estruturada sem descamar melhorando assim a condição de fuga em caso de incêndio.
  • Bloco de Gesso GRGH -> de cor rosa claro, pré-moldado de gesso reforçado com fibra de vidro e com aditivos hidro repelentes, ou seja, que repelem a água. Estes blocos devem ser utilizados para a construção de paredes em áreas que necessitam de um desempenho especial, somando as características dos blocos reforçados com fibra de vidro (GRG) e a dos blocos hidro. É o mais robusto de todos e podem ser usados também em hospitais, cinemas e demais construções que precisem de um alto grau de resistência.

___________________________________________________________________
  
Pessoal, assistem a esse vídeo superinteressante de uma vídeo-aula feita pelo SINDUSGESSO (Sindicato da Indústria do Gesso do Estado de Pernambuco), onde será falado um pouco mais sobre o gesso e suas qualidades, será, também, feita uma comparação entre a casa de gesso e a casa convencional de tijolo, mostrará os diversos blocos de gesso e como marcar a base da nova casa.


4 comentários:

  1. achei muito interessante este tipo de cosntrução, mas andei pesquisando e não estou conseguindo preços deste blocos de gesso.

    ResponderExcluir
  2. a parede de gesso aguenta o peso de uma laje??

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, vou fazer meu tcc sobre o bloco de gesso.
    Será que vocês conseguem me passar maiores informações sobre o bloco de gesso?
    Meu email é : renatosalesrcc@gmail.com

    ResponderExcluir