Pesquisar este blog

domingo, 14 de outubro de 2012

Estruturas de Papelão


"O uso do papelão na construção civil pode representar uma alternativa que proporciona mais rapidez na obra, e com um processo mais leve e salubre".

INTRODUÇÃO

Novos produtos estão sendo produzido o tempo todo, alguns criadores estão diante destes arquitetônicos mobiliários feitos de um dos mais versáteis materiais ainda familiarizado no mundo como: papel. A maioria das pessoas pensa que o papel é como um material extremamente frágil. Designers mobiliários, arquitetos e artistas têm usado papel e papelão para novos modelos, através da criação simples de estruturas com estes materiais incríveis.

Após a mobília de um escritório de papel ter sido instalado, você pode construir o escritório com tema de papel usando separadores de quarto. Ao contrário das tradicionais paredes, papel é fácil de mexer e passar sempre que for necessário. Se você precisa de um grande escritório aberto para a visita do cliente ou se você precisa limpar seu apartamento, basta dobrá-lo e movê-lo para fora do caminho.

As estruturas de papelão não são apenas utilizadas para o seu apelo estético ou da facilidade de circulação, pois elas também têm sido utilizadas em curto prazo em situações de emergência, como por exemplo, resolver uma carência habitacional.

SHIGERU BAN E SUAS ESTRUTURAS DE PAPEL


"Pavilhão Japonês de Shigeru Ban na Feira Internacional de Hannover, no ano de 2000".

Renomado arquiteto japonês Shigeru Ban, pode ser chamado de dirigente no movimento na arquitetura de papel. Suas estruturas com papel são conhecidas em todo o mundo, principalmente, seu projeto do Pavilhão Japonês que tinha 3,1 mil m² e uma estrutura constituída de uma casca gigantesca de formato irregular e orgânico, feita a partir de uma trama de tubos de papelão. Longe de ser contestável, as suas estruturas fornecem soluções reais, em termos de custos, sustentabilidade e portabilidade.

RECICLAGEM

A escolha do papelão levou em conta critérios como reciclagem e produção de celulose e do próprio papelão, matérias-primas abundantes no Brasil. O papelão, além do fato de poder ser reciclado várias vezes, não precisa de um grande processo de transformação para a reciclagem. Basta triturá-lo e misturar com água.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS 

"O papelão e sua constituição."

Os diferentes níveis de resistência de uma estrutura de papelão estão diretamente relacionados às diferenças de rigidez à flexão dessas estruturas. A rigidez à flexão depende dos módulos de elasticidade dos elementos que o constituem: capa, contracapa e miolo, e também da geometria do miolo, devido aos tipos de ondas. Estes ensaios são determinados em máquina universal de ensaios.

PAPELÃO COMO ESTRUTURA ALTERNATIVA

Como base para as pesquisas, está a estrutura de papelão do arquiteto japonês Shigeru Ban.

O intuito das investigações é saber se a estrutura de papelão pode ser utilizada para habitações ou não, além de outros tipos de construções como edifícios, como uma possibilidade de substituição de materiais de alvenaria. O estudo é inédito no Brasil, mas o sistema já vem sendo utilizado no Japão.

Testes estão sendo feitos para verificar a resistência da estrutura a chuvas e ao vento, além da impermeabilização, por isso, pensa-se, primeiramente, sobre as vedações para esse sistema construtivo. Para isso, foram utilizadas duas resinas impermeabilizantes nos tubos, que têm 10 cm de diâmetro. Feitos esses testes, constatou-se que a estrutura com uma parede de 1 m de comprimento sem resina impermeabilizante resistiu até 5 t. Utilizando a resina impermeabilizante, a mesma estrutura teve sua resistência aumentada, suportando até 6 t.

O material ainda precisa ser avaliado em relação ao fogo, considerando o tempo que o papelão pode levar para ser incinerado e se o fogo pode se extinguir sozinho. Para isso, estão sendo realizados testes em laboratórios. Sabemos que todos os materiais de construção são passíveis ao fogo, mas neste caso, precisamos averiguar se o tempo de propagação de um incêndio acidental possibilita que os usuários desocupem a edificação.

VANTAGENS DAS CONSTRUÇÕES DE PAPELÃO

Entre as principais vantagens na utilização do papelão na construção civil, destaca-se o uso de uma fundação apenas superficial e não subterrânea, dispensando fundações profundas, devido ao baixo peso da estrutura, tendo somente o pré-requisito de uma cobertura leve, pois o sistema estrutural não aguentaria uma cobertura feita de materiais pesados. O processo de construção é mais rápido do que os métodos convencionais porque é feita num sistema construtivo pré-fabricado e dispensa mão de obra especializada, por ser muito fácil.

Além disso, os tubos de papelão são ocos, facilitando a instalação dos sistemas hidráulicos e elétricos, não havendo necessidade de quebrar paredes. Todo o processo é limpo e salubre podendo ser desmontado e remontado a qualquer tempo.

CUSTO E OUTRAS UTILIZAÇÕES

O custo de uma parede de papelão em relação à de alvenaria convencional por enquanto é proporcional, porém é preciso avaliar alguns fatores que podem torná-lo um potencial material concorrente à alvenaria, como impostos adequados a construção civil, produção não só dos tubos, mas também de módulos pré-fabricados em larga escala.

Se não diretamente para moradias, o material oferece uma solução rápida e segura para construções de apoio nos canteiros de obras, pequenos depósitos e outros "puxadinhos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário