Pesquisar este blog

domingo, 23 de dezembro de 2012

Madeira na Construção Civil


"O uso da madeira como constituinte principal da estrutura de edificações tem se mostrado vantajosa principalmente devido à durabilidade, à segurança, à manutenção e à economia de energia."


INTRODUÇÃO

A madeira possui diversas propriedades que a tornam muito atraente frente a outros materiais. Dentre essas, são comumente citados o baixo consumo de energia para seu processamento, a alta resistência específica, as boas características de isolamento térmico e elétrico, além de ser um material muito fácil de ser trabalhado manualmente ou por máquinas.

O aspecto, no entanto, que distingue a madeira dos demais materiais é a possibilidade de produção sustentada nas florestas nativas e plantadas e nas modernas técnicas silviculturais empregadas nos reflorestamentos, que permitem alterar a qualidade da matéria-prima de acordo com o uso final desejado.

O fato de a madeira ser o resultado do crescimento de um ser vivo, implica em variações das suas características em função do meio ambiente em que a árvore se desenvolve. A esta variabilidade acrescenta-se que a madeira é produzida por diferentes espécies de árvores, cada qual com características anatômicas, físicas e mecânicas próprias.

A madeira é um material higroscópico, sendo que várias de suas propriedades são afetadas pelo teor de umidade presente. Sua natureza biológica submete-a aos diversos mecanismos de deterioração existentes na natureza. A essas características negativas acrescenta-se sua susceptibilidade ao fogo. Essas desvantagens da madeira podem ser eliminadas ou, ao menos, minimizadas, bastando para tal o emprego de tecnologias já disponíveis e de uso consagrado nos países desenvolvidos.

No entanto, o desconhecimento das propriedades da madeira por muitos de seus usuários e a insistência em métodos de construção antiquados são as maiores causas de desempenho insatisfatório da madeira frente a outros materiais.

Essa situação, aliada à tradição herdada dos colonizadores espanhóis e portugueses geraram na América Latina, um preconceito generalizado em relação ao uso mais intensivo da madeira na construção civil de edificações.

A madeira é empregada na construção civil, de forma temporária, na instalação do canteiro de obras, nos andaimes, nos escoramentos e nas formas. De forma definitiva, é utilizada nas esquadrias, nas estruturas de cobertura, nos forros e nos pisos.

PROPRIEDADES FÍSICAS DA MADEIRA

  • Umidade

É dada pela quantidade de água infiltrada na madeira, e é medida através da porcentagem de água infiltrada, em relação a sua massa quando seca.

  • Massa específica

De um modo geral, a madeira apresenta uma massa específica bastante reduzida, se comparada com outros tipos de materiais estruturais. Tal característica é bastante relevante na etapa de especificação dos materiais que constituirão a estrutura. A massa específica pode ser básica ou aparente: a básica é calculada através do quociente entre a massa seca e o volume saturado da peça. Por outro lado, a massa específica aparente é calculada considerando-se o volume de uma peça de madeira com umidade de 12%.

  • Retratibilidade

É a característica relativa à diminuição (retração) das dimensões da madeira devido à perda de água impregnada. A madeira possui maior retratibilidade na direção tangencial seguida pelas direções radial e axial.

  • Módulo de elasticidade

Para a madeira há diversos tipos de módulo de elasticidade, que dependem do tipo de esforço e da direção do mesmo em relação às fibras. O módulo de elasticidade básico é na direção longitudinal, na compressão ou tração, paralela às fibras. Os módulos de elasticidade são definidos em função do tipo de esforço: paralelo ou normal às fibras, flexão e torção. O módulo de elasticidade é uma característica relativa a cada material. É a constante utilizada para determinar o estado das tensões, no regime elástico do material.

VANTAGENS DA MADEIRA

  • É renovável, abundante e altamente sustentável na natureza;
  • Possui elevada resistência em relação a sua baixa massa específica;
  • Excelente isolante térmico e acústico;
  • Facilidade de trabalho e união das peças;
  • Inerte, mesmo quando está exposta a ambientes químicos;
  • Baixa demanda de energia para produção;
  • Pode ser reutilizada, por várias vezes;
  • Tem custo relativamente baixo.


DESVANTAGENS DA MADEIRA

  • Possui variações transversais e longitudinais devido à variação da umidade;
  • É combustível, particularmente na forma fragmentada, como gravetos e lascas. Obs.: As estruturas de madeira resistem longo tempo às altas temperaturas, sem perderas características mecânicas. Sob as mesmas condições, já ocorre o colapso do concreto, do aço e do alumínio;
  • É relativamente vulnerável ao ataque de insetos e fungos, se não for tratada adequadamente;
  • Possui composição heterogênea e anisotrópica;


APLICAÇÃO DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

A madeira na construção civil é aplicada de três maneiras: através de acabamentos, formas de concreto e estruturalmente. Considerando-se ainda, de forma mais detalhada, a aplicação da madeira na construção civil, ela pode ser:

  • Pesada interna – são utilizados peças de madeira serrada ou o painel laminado colado na forma de vigas, caibros, pranchas e tábuas utilizadas em estruturas de telhado;
  • Leve externa e interna estrutural – consideram-se as tábuas e pontaletes empregados temporariamente na construção como andaimes, escoramento e formas para concreto;
  • Interna decorativa – exige que a madeira apresente cor e desenhos decorativos, são empregadas como forros, painéis, lambris e guarnições;
  • Leve interna, de utilidade geral – também aplicada como forros, painéis, lambris e guarnições, porém o aspecto decorativo da madeira não é fator limitante;
  • Leve em esquadrias – engloba as portas, venezianas, caixilhos, molduras;
  • Assoalhos domésticos – compreendem produtos de madeira sólida, como também os produtos engenheirados que são utilizados em pisos (assoalhos, tacos, tacões e parquetes).


PRODUTOS DE MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

A madeira serrada e o compensado sempre se destacaram na construção civil, no entanto com o desenvolvimento de novos produtos, como o OSB, a madeira laminada colada e painéis de cimento-madeira, a madeira serrada e o compensado não participam mais isoladamente neste setor.

As principais características e aplicações desses produtos são descritas abaixo:

  • OSB – caracteriza-se por apresentar resistência, estabilidade e durabilidade. Empregado significativamente no setor de construção civil como tapumes, andaimes, formas de concreto e instalações provisórias em geral. Tem sido empregado também como decoração em geral.
  • Painéis de cimento-madeira – apresenta bons resultados em testes de resistência à compressão, flexão, abrasão, estabilidade dimensional e trabalhabilidade, além disso, é resistente ao ataque de fungos e cupins, bom isolante térmico/acústico. Seu uso é destacado não somente em aplicações internas e externas como pisos, paredes de casas pré-fabricadas, bancadas (parapeito), revestimento de túneis, paredes divisórias, forros de casas etc., mas também em pavilhões, estádios e edifícios públicos.
  • Madeira laminada colada – é um produto de alta resistência e leve, formado por tábuas de madeira unidas longitudinalmente e depois coladas umas sobre as outras. É empregada desde como elemento estrutural em vigas e pilares em obras de pequeno porte até cobertura de grandes vãos. Sua principal vantagem é a versatilidade de formatos, além do mais é resistente à incêndios, não apresenta problemas de deterioração quando aplicada ao meio corrosivo e responde melhor a impactos por ser um material mais flexível.

As chapas de fibras (aplicadas como painéis divisórios), o LVL (utilizados na forma de vigas) e o PSL não são muito aplicados no Brasil.

CONSOLIDAÇÃO DA MADEIRA PARA CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL

Primeiramente, a madeira somente será reconhecida como potencial material de construção civil mediante sua correta utilização. Frente esta situação é necessário o perfeito conhecimento de suas diferentes propriedades físicas, mecânicas e anatômicas e a consciência por parte de engenheiros, arquitetos e construtores de que a tecnologia aplicada para aço e concreto não pode ser transferida para a madeira.

As dúvidas mais frequentes quanto às técnicas de proteção, durabilidade, custos, resistência ao fogo e sistemas construtivos devem ser melhores difundidas. Não se pode deixar que este conhecimento permaneça nas universidades e centros de pesquisa.

No caso de madeiras de reflorestamento exige-se um redirecionamento dos plantios, enfocando manejos e ciclos de corte que permitam produção de madeira com melhores propriedades físicas e mecânicas. Assim, é possível permitir melhor desempenho da madeira como material de construção civil, não somente como acabamento.

É imprescindível que normas de classificação, padronização das dimensões (bitolas e comprimentos) e cuidados técnicos necessários para utilização sejam divulgados e revisados periodicamente, ou até mesmo o estímulo ao desenvolvimento de novas normas e especificações que adequem melhor a madeira na construção civil.

A construção civil e o segmento de habitação devem investir em inovações tecnológicas e design, agregando valor aos produtos. As estratégias de marketing devem enfatizar os usos de madeiras ecologicamente corretos (certificação) e construções com segurança e qualidade.

Através do entendimento correto e efetivo estímulo ao desenvolvimento de novos produtos e processos, é possível vislumbrar novos mercados e expandir a demanda atual de madeira para construção civil. 

Um comentário:

  1. Ótimo texto, de grande ajuda.
    Irei começar meu curso de edificações esse mês, é realmente e o que eu quero depois irei fazer engenharia civil.

    ResponderExcluir