Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Alvenaria de Vidro


 "O tijolo de vidro, chamado bloco de vidro, é um item versátil da construção, já que tem acesso livre para praticamente todos os ambientes da casa e no trabalho."

INTRODUÇÃO

O tijolo de vidro é uma peça formada por parede dupla de vidro, com uma camada de ar rarefeito entre as mesmas. Conforme a textura das faces, pode-se obter efeitos visuais diversos entre dois ambientes, desde a transparência até a translucidez. Por ser translúcido, permite a passagem de luz tornando o ambiente mais aconchegante e saudável.

Quanto ao emprego do tijolo de vidro em projetos, ele é indicado como elemento de vedação fixo, para residências, construções comerciais, industriais, hospitalares ou outras finalidades diversas.

QUALIDADES 
  • ser um material de fácil manutenção e nunca exige pintura;
  • ter elevada resistência mecânica;
  • garantir um visual moderno e está disponível em grande variedade de cores;
  • ser um produto ecológico;
  • elevada resistência a ambientes agressivos;
  • resistir a alterações térmicas;
  • nenhum problema de condensação na parte interior do bloco;
  • leveza dos blocos;
  • isolamento térmico e acústico;
  • resistir ao fogo, ao choque e à compressão;


SISTEMA BINÁRIO

Consiste num elemento modelar que ensamblado aleatoriamente permite a construção de amplas superfícies em tijolos de vidro, permitindo também manter a mesma de untas tanto externas como internas nas paredes curvas. É um prático sistema modelar em PVC para construção de paredes, com tijolos de vidro, tanto para o exterior como para o interior, patenteado em PVC branco, preto e cinza;

SISTEMA DE CONSTRUÇÃO DE PAREDES COM TIJOLOS DE VIDRO E MADEIRA

Consiste em tijolos de vidro com perfis em madeira maciça e envernizada, para montar quando esta estiver seca, só com parafusos no interior da estrutura, de modo a não sujar ou danificar as peças existentes. A transparência do vidro, o calor da madeira, juntamente com os efeitos da luz e o calor revalorizam as habitações que resultam mais luminosidade, elegância e agradabilidade.

OBSERVAÇÕES
  • propiciar maior luminosidade ao ambiente interno economizando energia;
  • manter a privacidade e a segurança da edificação;
  • nunca instalar os blocos de vidro quando a temperatura ambiente for inferior a 4º C;
  • utilizar sempre espaçadores entre os blocos de vidro;
  • é importante observar se as peças iguais possuem a mesma tonalidade, bem como, ausência de rachaduras, fraturas ou outros defeitos que possam prejudicar seu assentamento, resistência, durabilidade e aspecto visual;
  • as paredes feitas com tijolos de vidro não são estruturais, portanto não podem suportar cargas;
  • é interessante também que se aproveite este material com suas características econômicas para a obra, pois assim ele ajuda a suprir seu alto custo no mercado.


DESIGN E DECORAÇÃO

Uma construção  deve ser algo bem planejado e com muito tempo de antecedência para que a obra fique perfeita. Obviamente é preciso contar com o auxílio e serviço de profissionais bem qualificados que ofereçam uma boa construção, são eles o arquiteto, engenheiro e trabalhadores que irão levantar a construção da sua casa ou outros estabelecimentos. Com isso, também é necessário escolher os materiais de construção de qualidade e que irão deixar a sua casa perfeita.

O bloco de vidro é bastante utilizado na decoração para não perder a luminosidade natural de ambientes e dar a sensação de amplitude. Separam ambientes de forma clean, discreta e charmosa, sem fechar o local. Com a variedade de marcas o valor ficou bem competitivo e a beleza somada ao ganho extra de luminosidade faz valer o investimento, além de proporcionar economia de luz.

Os blocos de vidro  são ótimas opções para quem deseja ter uma casa mais moderna e com iluminação. Estes materiais podem ser colocados principalmente em banheiros, cozinhas e outros locais dependendo da forma em que eles serão combinados com o cômodo. Muitos profissionais gostam de dividir a sala de jantar da cozinha com uma parede feita de tijolos de vidro, assim ficando ambientes relacionados, mas ao mesmo tempo separados, oferecendo mais conforto e sofisticação para os moradores.

Em banheiros também é comum colocar esses modelos de tijolos para separa o local da ducha que seria onde as pessoas geralmente colocam o box de vidro. O tijolo de vidro deixa o banheiro mais moderno e elegante, assim se tornando a preferência de muitas pessoas. Há também quem os coloque em corredores com decorações em um canto para iluminar mais o ambiente, enfim, há diversas maneiras de utilizar esse material de construção, basta consultar um profissional da área e esclarecer as suas dúvidas.  Outros locais onde também são ideais para a utilização do tijolo de vidro são muros, lajes, fachada do prédio, balcão de atendimento, escadaria, divisória no escritório, etc.
___________________________________________________________________

Confira passo a passo como assentar e rejuntar blocos de vidro utilizando a argamassa para blocos de vidro quartzolit, um produto Weber Saint-Gobain.
  



Um comentário: