Pesquisar este blog

domingo, 6 de novembro de 2011

SISTEMA DE SANEAMENTO DE ÁGUA III


CONCEPÇÃO DE SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO


Os sistemas de abastecimento de água constituem-se em obras de engenharia que, além de objetivarem assegurar o conforto às populações e prover parte da infra-estrutura das cidades, visam prioritariamente superar os riscos à saúde impostos pela água.

Definições

Agente etiológico ® substâncias cuja presença ou ausência pode iniciar ou perpetuar um processo mórbido; podem ser nutricionais; físicas, químicas ou parasitárias.

Hospedeiro ® pessoa ou animal que alberga um agente etiológico animado.

Infecção ® penetração, alojamento e, em geral, multiplicação de um agente etiológico animado no organismo de um hospedeiro, produzindo danos a este, com ou sem aparecimento de sistemas clinicamente reconhecíveis.

Desinfecção ® destruição dos agentes de infecções específicas. Destruição de germes patogênicos.

Agente infeccioso ® bactéria, protozoário, fungo, vírus, helminto (verme), capaz de produzir infecção que, em circunstâncias favoráveis, no que se refere ao hospedeiro e ao meio ambiente, pode causar doença infecciosa.

Contaminação ® introdução no meio de elementos ou concentrações nocivas à vida animal e vegetal, tais como organismos patogênicos, substâncias tóxicas ou radioativas. No tocante, a água constitui um caso particular de poluição.

Poluição ® qualquer alteração das propriedades físicas, químicas ou biológicas do meio ambiente (ar, água e solo) causada por qualquer forma de energia ou qualquer forma de substância sólida, líquida ou gasosa.

Ecologia ® ciência que estuda as relações mútuas de todos os organismos que vivem em um mesmo meio e sua adaptação ao ambiente.

Endemia ® incidência de uma doença em uma população humana dentro de limites considerados “normais” para essa população.

Epidemia ® elevação brusca, temporária e significativa da incidência de uma doença em uma comunidade humana.

Meio ambiente ® conjunto de todas as condições e influências externas que afetam a vida e o desenvolvimento de um organismo.

Metemoglobinemia ® doença de eclosão tardia provocada quando os nitratos excedem certos limites.

Padrões de potabilidade ou de água potável ® quantidades limites que, com relação aos diversos elementos, podem ser tolerados, nas águas de abastecimento; quantidades essas fixadas, em geral, por leis, decretos, regulamentos ou especificações.

Padrões de segurança ® quantidades limites que, relativamente aos vários elementos, podem ser tolerados nas águas de abastecimento e garantem que a água não vai causar dano à saúde da população, embora não atenda bem a certos aspectos tais como cor, e outros, mas permitam a utilização de uma água de qualidade melhor que a que normalmente seria usada.

Protozoários ® animais constituídos de uma única célula.

Higiene ® é a arte e ciência da saúde que fornece os elementos necessários ao ajustamento do homem ao seu meio físico, biológico e social.

Introdução

Estudo de concepção num sistema de abastecimento de água é o estudo de arranjos sob os pontos de vista qualitativo e quantitativo das diferentes partes de um sistema organizado de modo a formar um todo integrado, independente do grau de detalhamento, de precisão e da amplitude da conclusão final a que chegar.

Desenvolvimento do projeto

Para o desenvolvimento do projeto deve-se conhecer os elementos necessários e definir as atividades necessárias.

·      Elementos necessários:

Ø Definição do objetivo do estudo de concepção;

Ø Definição do grau de detalhamento e de precisão do estudo de concepção em geral e das partes constituintes do sistema;

Ø Os aspectos e condições econômicas e financeiras que condicionarão o estudo;

Ø A definição de condições e parâmetros que serão de iniciativa do contratante.

·      Atividades necessárias

Ø Os problemas relacionados com a configuração topográfica da região onde será' implantado o sistema;

Ø Identificar os consumidores a serem atendidos ao longo do período de tempo, até o horizonte de projeto e sua distribuição na área a ser servida pelo sistema;

Ø A quantidade de água a ser exigida por diferentes classes de consumidores e as vazões para dimensionamento;

Ø No caso de já existir sistema de distribuição, á integração das partes desse sistema ao novo sistema;

Ø A pesquisa e definição de mananciais abastecedores;

Ø A demonstração de que o sistema proposto apresenta total compatibilidade entre suas partes;

Ø Método de operação do sistema;

Ø A definição das etapas de implantação do sistema;

Ø A comparação técnico-econômica das opções.

Ø O estudo de viabilidade econômico-financeira da concepção básica.

Condições a serem observadas nas atividades necessárias

·      Configuração topográfica da região

Os elementos cartográficos a serem utilizados para a elaboração de estudos de
concepção poderão ser constituídos por mapas, fotografias aéreas, levantamentos
aerofotogramétricos, topográficos, planimétricos ou planialtimétricos ou levantamentos
expeditos.
 
Deverão cobrir, pelo menos, a região em que se encontra a área urbana a ser abastecida
(incluindo as áreas de expansão prevista) e em que poderão se localizar partes isoladas
os sistema. Deverão também cobrir as regiões em que se encontram os prováveis
mananciais abastecedores e as faixas de terreno nas quais poderão se localizar os
condutos que interligarão mananciais e partes do sistema, isolados ou não.

·      Consumidores a serem atendidos

Compreenderão a população permanente, os estabelecimentos comerciais e as entidades públicas e de serviços.

A população abastecível será constituída de pelo menos 80% da população permanente; por parcela de população flutuante (quando apresentar interesse econômico ou social) e pela população temporária que se localiza na área abastecível.

A população permanente será determinada com base no período de alcance do projeto o qual é normalmente fixado em 20 anos.

Em geral, a população de horizonte de projeto é estimada através dos métodos: gráficos (expedito e de comparação) e analíticos (crescimento aritmético e crescimento geométrico).

A população flutuante será avaliada mediante critérios particulares e estabelecida em comum acordo com o órgão contratante.

A população temporária, uma vez detectada sua existência, será avaliada mediante critérios particulares e estabelecida em comum acordo com o órgão contratante.

A distribuição demográfica (área de ocupação) dá população de projeto sobre a área urbana atual e futura, depende basicamente do Plano Diretor de desenvolvimento da cidade (fornecido pela prefeitura) e das seguintes condições: topografia; facilidade de expansão; preços de terrenos; planos urbanísticos e loteamento existentes; facilidade de transporte e comunicação; hábitos e condições sócio e econômicas da população, existência de serviços básicos.

O período de projeto é fixado em função do tempo (número de anos) que se pretende atender a cidade com aquele sistema. É fundamental que o sistema funcione satisfatoriamente, sem sobrecarregar as instalações ou apresentar deficiência na distribuição. Leva-se em conta para a fixação: vida útil das obras e equipamentos; disponibilidade de recursos de créditos para financiamento; taxas de juros e prazos de pagamento; dificuldades de ampliação de partes do sistema; ritmo de crescimento da população.

·      Determinação de consumos

A elaboração de um projeto de abastecimento de água exige o conhecimento das vazões de dimensionamento das diversas partes constituintes do sistema. Por sua vez, a determinação dessas vazões implica no conhecimento da demanda de água da cidade que é função do número de habitantes a ser abastecido e da quantidade de água necessária a cada indivíduo.

·      Aproveitamento do sistema existente

Para as comunidades que dispõem de sistema de abastecimento, deverá ser feito o estudo do aproveitamento de suas partes para constituir partes do novo sistema a ser projetado.

O levantamento do sistema existente deverá conter referência às diversas partes do sistema, pelo menos os seguintes dados: mananciais (superficiais e subterrâneos); captação; condutos em geral (adução); conjunto motor-bomba (estação elevatória); reservatórios; rede de distribuição; válvulas, comportas e outros aparelhos usados em condutos de água; chaves elétricas de proteção e de comando; quadro de força; edificações; estação de tratamento; vias de acesso.

·      Mananciais abastecedores

São considerados mananciais abastecedores, todos aqueles que apresentam condições sanitárias satisfatórias e que isoladamente ou agrupadas, apresentam vazão suficiente para atender a demanda máxima prevista no horizonte de projeto. Depois de fixadas as vazões de dimensionamento em função do estudo da população e da percentagem a ser abastecida, passa-se a estudar os possíveis mananciais abastecedores.

Quando a região em que está sendo implantado o sistema oferecer condições para exploração de lençol profundo, e os mananciais superficiais são satisfatórios, há necessidade de se fazer um estudo comparativo entre as alternativas e seleciona-se aquela que oferece melhores condições técnicas e econômicas.

No estudo para a definição do manancial abastecedor, são considerados os seguintes parâmetros: nível d'água; vazões disponíveis; distância até o centro do consumidor, diferença de cota entre o manancial e o centro consumidor; facilidade de acesso; traçado mais fácil de canalização de adução; condições do terreno para fundação; energia elétrica nas proximidades; custo do terreno; qualidade da água; condições da bacia hidrográfica contribuinte, tendo em vista os tipos de ocupação e proteção contra poluição, etc.

·      Compatibilidade entre as partes do sistema

O arranjo das partes de um sistema, o dimensionamento dessas partes e o relacionamento entre elas, deverão proporcionar a obtenção de um conjunto capaz de garantir um abastecimento contínuo e sanitariamente seguro, sob condições de operação aceitáveis, em qualquer etapa prevista de implantação do sistema. Assim, deve-­se proceder a uma análise de funcionamento de cada uma das partes do sistema e das condições que esse funcionamento impõe às demais partes direta ou indiretamente relacionadas, determinando os parâmetros indicativos de suas qualidades ou características técnicas, para os consumos máximos e mínimos previstos em cada ano, até o horizonte de projeto, sob condições de operação estabelecidas para o sistema.

·      Método de operação do sistema

A operação de um órgão ou parte do sistema pode ser automática quando se destinar ao ajuste de qualquer condição de funcionamento desse órgão ou parte do sistema e puder ser condicionada através de medidas de uma das grandezas ou combinações das mesmas:

Ø Pressão em condutos forçados;
Ø Velocidade ou vazão de água em condutos;
Ø Nível de água;
Ø Intensidade de corrente elétrica em condutos de energia;
Ø Diferença de potencial disponível no fornecimento de energia elétrica.

Somente será admitida a operação não automática de um órgão ou parte de um sistema quando: existir um meio capaz de avisar o operador que está ocorrendo uma condição de funcionamento que deverá ser modificada; os ajustes das condições de funcionamento são necessários em períodos superiores a uma hora.

Definição das etapas de implantação do sistema

O estudo de concepção deverá ser feito para atender a todas as condições presentes ou previstas durante o período de tempo compreendido desde a data de estudo até o horizonte de projeto.

O horizonte de projeto atingirá pelo menos o final da amortização da dívida contraída inicialmente para permitir a implantação do sistema de abastecimento configurado no estudo de concepção e não será inferior a 20 (vinte) anos contados do início de seu funcionamento.

Considera-se início de funcionamento de um sistema, o momento em que esse sistema estiver em condições de satisfazer a pelo menos 50% da demanda inicial prevista e desde que após esse momento não seja necessário um tempo superior a 6 meses para satisfazer a totalidade da demanda inicial prevista.

O estudo de concepção preverá qual deverá ser a divisão da obra em etapas, para satisfazer as condições financeiras da comunidade servida, apresentando um plano de implantação em função da população presente, com indicação das datas prováveis correspondentes.

Comparação técnico-econômica das opções: a comparação econômica das soluções tecnicamente viáveis se fará considerando os custos de implantação, de operação e manutenção e financeiros e levará em conta as etapas de construção previstas no estudo de concepção.

Bases de um sistema de abastecimento de água
             
Memória descritiva

São descritos as várias unidades componentes do sistema como: manancial; captação; adução; elevação; reservação; tratamento e distribuição com suas características e dimensões principais, descrevendo as alternativas estudadas e escolhidas, justificando toda a concepção do sistema proposto.

Memória de cálculo

É a apresentação detalhada dos cálculos de todas as unidades do sistema proposto, indicando fórmulas, tabelas, programas de computador, etc.

Especificações técnicas

São especificados todos os elementos componentes do projeto, no que se referem à construção civil, materiais e equipamentos.

Orçamento

São orçadas todas as unidades componentes do sistema, no que se referem à mão-de-obra, materiais, equipamentos, controle tecnológico, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário