Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Fibrocimento


"O fibrocimento é uma mistura de cimento, amianto e água e possui facilidade e agilidade em sua aplicação como cobertura e na montagem de telhados e galpões."

INTRODUÇÃO

O cimento-amianto, nome popular do fibrocimento, é um material de construção composto por mais de 90% de cimento e menos de 10% de fibras de amianto crisotila, desenvolvido no final do século XIX. Desde então, esse material tem sido largamente utilizado na fabricação de telhas, caixas-d'água e peças acessórias para telhados. O amianto, também conhecido como asbesto, é uma fibra mineral natural utilizada como matéria-prima na produção de peças de cimento-amianto.

CARACTERÍSTICAS

  • alta resistência mecânica;
  • alta resistência às altas temperaturas;
  • incombustibilidade;
  • boa qualidade isolante;
  • durabilidade;
  • flexibilidade;
  • indestrutibilidade;
  • resistente ao ataque de ácidos, álcalis e bactérias;
  • facilidade de ser tecida;
  • abundância na natureza;
  • baixo custo.


TRABALHABILIDADE

  • As operações deverão ser realizadas em locais abertos com boa ventilação e, se possível, separadas das demais tarefas;
  • Realizar o trabalho de preferência com ferramentas manuais como serrote, torqueses, grosas, furadeiras manuais, pois estas ferramentas provocam menor desprendimento de poeira fina no ambiente;
  • Umidificar sempre o piso ao redor do local de trabalho e as peças que estão sendo trabalhadas, reduzindo a possibilidade de geração de poeira;
  • A retirada das rebarbas e limpeza das peças, ferramentas e demais equipamentos deverão ser realizadas utilizando pano ou esponja umedecida ou sistema de aspiração;
  • Após a tarefa diária, no final do expediente, recolher o resíduo úmido do piso, colocar em saco plástico próprio e eliminar de forma adequada;
  • Os equipamentos fixos – furadeira de bancada, serra circular, etc. – deverão possuir necessariamente sistema de captação de poeira;
  • A lavagem de roupa de trabalho deve ser feita separadamente das demais peças de uso diário;
  • No término do trabalho, o usuário deverá tomar banho no serviço antes de trocar de roupa;
  • Utilizar durante o trabalho máscara específica;
  • O manuseio, a armazenagem e o transporte de produtos de fibrocimento em condições habituais não liberam fibras de amianto;
  • A aplicação destas recomendações garante ao usuário dos produtos de fibrocimento uma utilização segura e sem riscos à saúde.


FIBROCIMENTO ECOLÓGICO

Um novo tipo de fibrocimento, composto com fibras de escória, poderá ser usado como alternativa ao cimento-amianto na confecção de telhas, placas planas e acessórios, como caixas d'água e suportes para ar condicionado. O amianto é um mineral altamente prejudicial à saúde, cancerígeno, e já foi banido da maioria dos países. No Brasil ele continua sendo utilizado.

Protótipos do novo fibrocimento já foram construídos e aprovados em testes de resistência e durabilidade. A escória usada no processo é um subproduto da siderurgia. Boa parte deste material é encaminhada a aterros sanitários, o que também é prejudicial ao meio ambiente. Além da escória, o novo produto é constituído por um composto híbrido de fibras poliméricas e de celulose.

Além do ganho ecológico, considerando-se todo sistema produtivo do novo fibrocimento, pode-se atingir a uma economia de 30% em relação ao produto convencional. Nos testes, a composição de uma telha de amianto foi constituída de 8% a 15% de amianto, cerca de 25% de calcário e por um composto híbrido de fibras poliméricas, celulose e escória. O restante foi complementado com cimento Portland.

Contudo alerta-se não tratar-se de um "receituário". As composições podem variar de acordo com o produto e com o sistema de fabricação.

Além do aspecto ecológico do novo produto, há a inovação também no processo produtivo. Poderá por meio deste produto, ser viabilizada uma nova tecnologia para a produção de moradias.

MÉTODO DA EXTRUSÃO

É o método alternativo para a produção do material cimentício. Neste processo é usado uma máquina chamada extrusora que contém uma rosca sem fim dividida em três câmaras: mistura, pressão negativa e compressão. Na extremidade da rosca, encontra-se a boquilha, que promove a compactação final da mistura e forma a geometria do produto.
Quando se coloca a mistura dos componentes do fibrocimento na extrusora, a rosca sem fim faz a massa fluir sob pressão crescente através das câmaras, forçando-a sair no formato que se desejar, formando o fibrocimento.

Este método foi usado somente para fins acadêmicos, sem pensar em sua adequação para as indústrias, num primeiro momento. A extrusora normalmente é utilizada na indústria de cerâmica, mas foi adaptada para produzir fibrocimento.

MÉTODO DE HATSCHEK

O processo Hatschek é o mais empregado na produção de placas planas e onduladas de fibrocimento. Uma suspensão bem diluída de fibras, cimento e aditivos é misturada em um grande tanque onde cilindros rotatórios captam essa pasta por meio de sucção, removendo a água da mistura até a obtenção de mantas com a espessura desejada (formadas por lâminas de aproximadamente 1 mm cada uma). A massa utilizada no processo Hatschek contém somente 20% de sólidos. As matérias-primas comumente utilizadas são: cimento Portland, sílica ativa, material carbonático, polpa de celulose, fibras poliméricas ou de amianto.

COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS

O método de fabricação mais propício a ser usado é o da extrusão, que se mostrou mais econômico no gasto de energia elétrica, gerando menos resíduos, variedades de geometria de produtos, aplicação do conceito de gradação funcional e registrando menor consumo de água. O método de produção convencional, denominado Hatschek, apesar de ainda usado na indústria nacional, pode ser considerado antiquado. Além disso, os compósitos extrudados de fibrocimento podem apresentar melhor desempenho mecânico e durabilidade. 

 ___________________________________________________________________

Assista a esse vídeo que fala sobre o processo de fabricação do fibrocimento.


2 comentários: