Pesquisar este blog

domingo, 12 de agosto de 2012

Casas Modulares

"Casas modulares são edifícios pré-construídos em seções ou casas montadas em múltiplos módulos"

INTRODUÇÃO

Essas casas são produzidas em fábrica e entregues no local de construção onde são conjugados numa única casa através do uso de maquinaria pesada, como gruas e caminhões.

São em tudo diferentes das casas móveis, como as autocaravanas, pois não possuem eixos e o transporte é feito em trelas de caminhão chamadas “flats”. 

As casas modulares são normalmente consideradas o parente de alta qualidade das casas pré-construídas. Consistem em unidades ou módulos construídos numa fábrica sendo posteriormente montados no local; usam frequentemente materiais mais caros e maiores que as casas manufaturadas. Oferecem também muito mais alternativas de personalização, incluíndo “upgrades” como bancas em mármore ou diferentes tipos de chão. De fato estas podem mesmo ser mais caras que a construção tradicional, dependendo dos "upgrades". As casas modulares não usam molduras de ferro como a construção tradicional, mas sim vigas de madeira com postes em metal para suporte. Este tipo de construção permite múltiplos andares bem como caves.


AS CASAS MODULARES E A CONSTRUÇÃO CIVIL

As casas modulares representam um nicho de mercado na construção civil que tem crescido de ano para ano, havendo cada vez mais empresas especialistas na matéria. Hoje em dia quando alguém decide avançar para a construção da sua casa e procura opções no mercado depara-se com a dúvida se avança para a construção tradicional ou para uma casa modular, entre outras opções que falaremos no futuro. Não é à toa que em Portugal se conhecem cada vez mais casas modulares. 

A variedade de tipologias, pisos, modelos, acabamentos e muito mais permitem ao consumidor escolher a casa que sempre desejaram construir, em tempo recorde e reduzindo os custos. Poderá escolher desde o modelo mais tradicional até casa modernas e porque não futurísticas. O trabalho de arquitetos nesta área é cada vez maior e cada vez mais interessante fazendo com que mitos e a má compreensão sobre este tipo de construção sejam uma coisa do passado.


VANTAGENS

  • Prazo de execução da obra;
  • O método construtivo estará menos sujeito a problemas e defeitos devido a ser mais normalizado;
  • Esquecendo as burocracias tão características deste país, tem a possibilidade de juntar módulos e com isso aumentar o seu espaço. Este é um aspecto muito relevante para quando uma família cresce ou para quando a saúde financeira for melhor e permitir mais algum investimento na casa;
  • Preço mais baixo devido à construção em quantidade em fábrica bem como o tempo de construção reduzido que por sua vez diminui as condicionantes atmosféricas;
  • Todo o material de construção é entregue no local de construção e o planeamento que estas casas têm quase eliminam a possibilidade de derrapagens;
  • Não sujeição dos materiais de construção e a construção em si a mais condições climatéricas;
  • Redução de desperdício;
  • Mais ecológico;
  • Possibilidade de adicionar mais módulos ao longo do tempo com bastante facilidade.

DESVANTAGENS

  • O gosto da pessoa/família que quer construir a casa terá menos preponderância. Obviamente que não fica reduzido a zero, mas fica algo limitado a certos limites. Desenho e soluções construtivas vêm num cardápio;
  • Menor flexibilidade criativa a vários níveis.      


PREÇO

Uma questão indispensável e que não se pode ignorar é a do preço das casas modulares. Serão as casas modulares mais caras ou mais baratas que as casas construídas pelo método tradicional? Esta é uma questão que tem tanto de pertinente como de complicada, e não é por acaso que as opiniões se dividem e há quem coloque o preço das casas modulares nas suas vantagens e há quem o coloque nas suas desvantagens.

Quando se comparam os preços, convém ter em consideração o preço de todos os outros trabalhos inerentes à montagem das casas modulares, como por exemplo terraplanagens, fundações, interiores, etc. Pode parecer um aspecto desnecessário de ser destacado, mas o certo é que muita gente quando compara os orçamentos, pega no orçamento da empresa que produz a casa modular e compara-o ao preço que prevê que venha a custar a casa construída pelo método tradicional (que incluirá todos os aspectos da construção). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário