Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de março de 2011

TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE



"Tecnologia é a habilidade de organizar o mundo de forma que não tenhamos que senti-lo." e "Preservar o meio ambiente é coisa de gente inteligente"

A indústria da construção civil sempre foi considerada a grande vilã do desperdício dentre as atividades econômicas do país. Profissionais desqualificados, técnicas construtivas ultrapassadas, materiais sem padronização e de baixa qualidade, falta de tecnologia e, principalmente, falta de gerenciamento. Felizmente este quadro vem sendo revertido e muitas construtoras e incorporadoras já estão indo além, adotando conceitos fundamentais da sustentabilidade. Apesar do Brasil estar engatinhando neste processo, já existe uma demanda considerável por este tipo de edificação, já que os benefícios são grandes para todos envolvidos no processo: proprietários possuem custos operacionais menores e uma melhor qualidade do ambiente; construtores e incorporadores conseguem um diferencial de vendas, melhoram a imagem institucional da empresa e conseguem mais liquidez um maior valor agregado do produto. O meio ambiente ganha com menores impactos, menores emissões e menores consumos de água, energia e menor geração de resíduos.

Os números da construção civil impressionam. As edificações são responsáveis por: 70% energia consumida, 12% água doce, 40% gases estufa e 65% resíduos gerados. No campo energético, os 70% do consumo mundial de energia são distribuídos, em média, da seguinte forma: 33% na esfera comercial e 67% na residencial. O consumo de energia de um prédio ao longo de sua vida útil é muito maior do que o consumo de energia para sua construção efetiva. Por isso, não basta apenas aperfeiçoar os processos construtivos; é preciso pensar no funcionamento e operação da edificação. Este processo de construção de “Prédios Verdes” deve ser iniciado ainda na fase de projeto.

Um projeto baseado nos preceitos da Arquitetura Bioclimática terá grandes resultados em termos de eficiência energética, já que grande parte do consumo energético de uma edificação provém de sistemas de climatização e iluminação. É comum vermos em locais de clima quente, como Rio de Janeiro, grandes prédios totalmente envidraçados sem nenhum tipo de proteção solar. O consumo energético do sistema de ar condicionado de uma edificação destas é algo absurdo, sem contar no desgaste do equipamento que trabalhará em condições severas.

O importante é permitir a entrada de luz para iluminação natural dos ambientes e não do sol, que irá aquecê-lo. Esta recomendação já não serve para locais de clima frio, onde a insolação deve ser estudada de forma diferente.

Ao longo das obras, além de especificar materiais que não agridem o meio ambiente ou que têm processo de fabricação com baixas emissões de carbono, o responsável pelo projeto deverá privilegiar fornecedores regionais, evitando assim maiores emissões por conta de transportes. O transporte de usuários também deve ser levado em conta para a definição do local de implantação da edificação, que deve ser provido de facilidades de transporte privilegiando o transporte de massa.

Outra questão de importância fundamental para a sustentabilidade dos Prédios Verdes é a tecnologia. Atualmente os sistemas de automação são capazes de gerar grande economia tanto em termos energéticos, como em termos de mão-de-obra, além, é claro, de gerar mais segurança, praticidade e conforto para os usuários e administradores.
__________________________________________________________________

Este vídeo fala das construções ecologicamente corretas nos Estados Unidos. Muito interessante!

____________________________________________________________________________

O meio ambiente

O meio ambiente
pede socorro,
pede ajuda,
pede pela vida,
pois ele não quer ter mais
essa vida sofrida.

Mas não é desde hoje
Que ele está pedindo
Pois há muito tempo o homem
O está agredindo.

O meio ambiente
pede pelo amor e pela paz,
pede por ele e pelos animais.

Pede também por nós, que o destruímos.
Pede para que não o matemos,
pois, se ele morrer,
nós também morreremos.

O meio ambiente pede pelo fim do lixo,
da poluição, das queimadas, do desmatamento.
Pois se tudo isso ocorrer só existirá lamento.

Ele pede pela vida, do Oiapoque ao Chuí,
pois o desmatamento está perto
e a morte está por vir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário