O Taj
Mahal fica em Agra, uma cidade do estado de Uttar Pradesh, na Índia.
Situa-se nas margens do rio Yamuna. O famoso Taj Mahal é o principal tesouro
artístico da cidade.
Cerca
de 20 mil homens (escultores, pedreiros, artesãos, calígrafos) de várias
cidades do Oriente trabalharam na construção desse monumento que é uma das obras
mais belas, entre as Novas Sete Maravilhas do mundo, com grande sentido
simbólico, um monumento ao amor do Príncipe Shah Jahan pela Princesa Mumtaz
Mahal.
O material
empregado para construção da maior parte do Taj Mahal foi um mármore branco
trazido em carretas puxadas por bois, búfalos, elefantes e camelos das
pedreiras situadas há mais de 300 quilômetros de distância, entre os anos de
1630 e 1652.
Além
da delicadeza e da majestade do mármore branco, a fina decoração com a técnica
florentina pietre dure, que são os desenhos feitos em marchetaria, quebra
o que muitos podem chamar de frieza do mármore. O lápis-lazúli, o ônix, a
malaquita, a turquesa e as diversas tonalidades da cornalina conferem o
colorido do precioso trabalho.
As
flores são os motivos principais, já que os moguls acreditavam que eram
“símbolos do reino divino”. Tão delicado quanto à marchetaria são os trabalhos
em relevo entalhado, cujo tema também é floral. Desenho de flores, construídos
com pedras coloridas semipreciosas incrustadas no mármore, decoram o interior,
onde esta o sarcófago.
Grandioso
parece pouco para descrever tamanha beleza. Por mais imagens do Taj que já
tenham sido publicadas, é impossível não ficar abobalhado diante do brilho
discreto de pequenas pedras com a passagem do sol. O Taj muda de cor ao longo
do dia. O reflexo dourado do raio de sol sobre o mármore branco nas primeiras
horas do dia e o cinza da face ainda em sombra forma um contraste que não se
apaga da memória.
A
cúpula é costurada com fios de ouro. Internamente existem várias pedras
preciosas nas paredes.
Ao
invés da utilização de andaimes de bambu, comuns na época, os
trabalhadores construíram colossais andaimes de ladrilho por
fora e por dentro das paredes do mausoléu. Estes andaimes eram tão
grandes, que muitos estimam anos como o tempo que se demorou a demoli-los.
Para
colocar os blocos em posição foi necessário um elaborado sistema de roldanas montadas
sobre postes e vigas de madeira, e a força de juntas de bois e
mulas.
O
segundo material mais utilizado é a pedra arenisca rochosa, empregada na
construção da maioria dos palácios e fortes muçulmanos anteriores à era de Shah
Jahan. Houve também a utilização do jaspe, importado do Punjabi
(noroeste da Índia), e o cristal e jade, da China.
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