TRINCAS E FISSURAS
As trincas e fissuras são fenômenos próprios e inevitáveis do concreto armado e que podem se manifestar em cada uma das três fases de sua vida: fase plástica, fase de endurecimento e fase de concreto endurecido.
Causas da fissuração
A
fissuração ocorre sempre que a deformação à tração a que o concreto está submetido
excede sua própria resistência. A capacidade de deformação à tração do concreto
varia com a idade e velocidade de aplicação da deformação.
Há
vários mecanismos básicos que podem originar deformações no concreto:
· Movimentos
gerados no interior do concreto – Normalmente estes efeitos só causam
tensões
se o movimento do concreto é restringido. Estas restrições podem ser locais,
por exemplo, armaduras, ou gerais (vínculos da estrutura), por exemplo:
retração de secagem, expansão ou contração térmica, deformação plástica, etc.;
· Expansão de
materiais no interior do concreto – É o caso da corrosão das armaduras,
que
se expandem, gerando tração no concreto;
· Condições
externas impostas – Acarretadas da ação de cargas ou deformações
impostas
pela própria estrutura, por exemplo, recalques diferenciais.
O
concreto “jovem” é particularmente propício a fissurar. Dentro da fase de
transição entre concreto fresco e concreto endurecido “jovem”, é um período
crítico, que começa poucas horas depois da concretagem (cerca de 2 a 16 horas),
já em que neste período as resistências à tração e a deformabilidade do concreto
são muito baixas.
Tipos de fissuras
Fissuração por retração plástica e por
assentamento plástico
Há
dois tipos de fissuração plástica: por retração plástica, a qual habitualmente
ocorre em lajes e por assentamento plástico que pode ocorrer nas bordas das
peças de concreto.
A
fissuração por retração plástica é característica de concreto fresco, causado
pela tensão capilar da água nos poros do concreto. Ocorrem nas primeiras 2 a 4
horas depois da mistura do concreto, pouco depois do desaparecimento do brilho
da pasta úmida. Sua causa ocorre quando a perda d’água por evaporação supera a
quantidade de água de exsudação, ativando forças capilares na água dos poros.
Ocorrem
nas zonas próximas a superfícies horizontais. São paralelas entre si,
distanciadas entre 0,2 a 1 metro, formando ângulos aproximados de 45˚ com as quinas.
Merece
atenção especial a fissuração horizontal por assentamento plástico, que pode ocorrer
quando há pouca separação entre as armaduras. Estas fissuras causam delaminação
do cobrimento de concreto sobre as armaduras. Quando coincide com outros
mecanismos de deterioração, como ciclo gelo / desgelo ou corrosão das armaduras,
corre-se o risco de desprendimento repentino e imprevisto da maior parte do
cobrimento do concreto e consequente risco de ruptura estrutural.
Fissuração por cargas diretas
São
causadas por esforços produzidos por cargas aplicadas (flexão, cortante,
torção, etc.).
Devem
se destacar os seguintes pontos:
· Quando a fissura
ocorre mais ou menos paralelamente à direção esperada da tensão
principal
de tração, é provável que sejam fissuras pequenas (menor que 0,5 mm) devido às
cargas de serviço, normalmente quando a armadura atua no limite de escoamento;
· Enquanto nos
ensaios de laboratório pode-se obter um grande número de fissuras
com
pouca separação entre si, na prática isto não deve ocorrer, pois as cargas de serviço
reais raramente são bastante elevadas para gerar um grande número de fissuras;
· Quando as
larguras das fissuras devido às cargas são grandes, indica quase sempre
que
tenha sido incorreto o cálculo estrutural, posicionamento das armaduras ou o
cálculo das cargas atuantes.
Fissuração causada por deformações
impostas
São
causados por deformações impostas, como variação térmica, recalques, etc. Sua característica
comum é que as tensões e consequente fissuração aparecem onde a estrutura ou
elementos da mesma se opõe aos movimentos impostos. Quanto maior é a coesão das
estruturas, mais elevadas serão as tensões e mais largas e profundas serão as
fissuras.
As
diferenças térmicas são causas frequentes deste tipo de fissuração. Também podem
ocorrer devido ao resfriamento rápido do concreto de grandes volumes, devido ao
elevado calor de hidratação do cimento.
Estas
fissuras são sempre superficiais, de poucos mm ou cm de profundidade, tipo “fissuração
de mapa”. Tendem a não serem visíveis quando da redução da temperatura, sendo,
no entanto, visíveis quando se umedece a superfície do concreto.
Fissuras alinhadas com as armaduras
A
importância da fissuração em relação à durabilidade e capacidade de resposta durante
a vida útil da estrutura depende fundamentalmente da fissura seguir ou não longitudinalmente
a direção das armaduras. São especialmente importantes devido à corrosão das
armaduras, aderência das armaduras e resistências frente aos esforços cortantes
com o desenvolvimento da fissura longitudinal.
As
fissuras causadas por esforços de tração ou flexão derivados das cargas
diretas, ou por deformações impostas, costumam ser perpendiculares às armaduras
principais. No entanto, a existência de armaduras transversais às principais
pode fazer com que as fissuras se alinhem com estas últimas.
As
fissuras plásticas podem ocasionalmente alinhar-se com as armaduras. As
fissuras por assentamento plástico são normalmente na direção das armaduras.
O
risco de ocorrência de fissuração ao longo das armaduras é alto, em particular
para as armaduras transversais e, especialmente, nos casos que se tem um
recobrimento de concreto menor nas armaduras secundárias do que nas principais,
tal como nos estribos de vigas.
Causas principais de fissuração
Geometria da estrutura
Mudanças
bruscas de geometria provocam assentamentos plásticos que conduzem à fissuração
ou induzem contrações locais de tensões, por exemplo, lajes nervuradas e alveolares.
O
número das fissuras e suas dimensões dependem do grau de coesão estrutural, tanto
interna como externa. A coesão interna, por exemplo, entre partes finas em grossas
de uma mesma seção, ou entre o interior e a superfície de uma seção, vem influir
nas diferenças de temperaturas produzidas durante as primeiras fases de endurecimento
do concreto, durante o uso e pela disposição das armaduras.
Disposição das armaduras
A
armadura pode ocasionar o início da fissuração, seja por transmitir cargas concentradas
no concreto, seja por originar uma influência desfavorável sobre a colocação em
obra e o assentamento do concreto
Podem
ocorrer em regiões com cargas concentradas em regiões de pequeno raio, nos pontos
de corte das armaduras, em rebaixos, em regiões de elevada tensão de aderência,
nos pontos de ancoragem de protensão, etc.
O
posicionamento das armaduras é fator decisivo para assegurar uma boa compactação
do concreto, tanto no seu recobrimento quanto na separação das mesmas,
especialmente em zonas fortemente armadas, como nas proximidades dos pilares e
fundações e nos cruzamentos de vigas, pilares e lajes.
Composição do concreto
A
dosagem do concreto influi principalmente sobre as fissuras causadas por deformações
plásticas e assentamento plástico, fenômenos que dependem da exsudação do
concreto.
A
seleção cuidadosa da granulometria dos agregados, a utilização de aditivos plastificantes
reduz a ocorrência de fissuração por assentamento plástico.
Execução e cura do concreto
A
qualidade de mão de obra associada ao processo de execução tem uma influência decisiva
sobre a homogeneidade e uniformidade do concreto moldado em obra, assim como do
correto posicionamento das armaduras. A espessura do cobrimento das armaduras,
assim como a qualidade do concreto, a baixa permeabilidade, são parâmetros
básicos a respeito da resistência da estrutura frente à agressividade do meio
ambiente.
A
fissuração que surge durante o processo de concretagem e do período inicial do endurecimento
do concreto pode ser a principal causa de uma posterior aceleração dos
processos de deterioração, quando estes dependem da água e outras substâncias agressivas
(CO₂, ácidos,
sulfatos, etc.) que penetram ao interior do concreto a partir da superfície do
mesmo.
Gelo e degelo
Quando
a água se congela no interior dos poros dos materiais de construção, apresenta
um crescimento volumétrico de 9%. Havendo saturação dos poros do concreto, e
não havendo espaço para a expansão do congelamento, podem surgir tensões que
causam a fissuração do concreto.
O
descongelamento do concreto pode provocar uma importante queda de temperatura superficial
do concreto (salto térmico). A diferença de temperatura entre a parte interna e
externa do concreto dá lugar a um estado de tensões internas capazes de
produzir fissuras nas camadas superficiais do concreto.
Os
agregados mais permeáveis absorvem a água e se expandem durante o congelamento
e destroem a pasta de cimento endurecido. Os sintomas típicos de tais processos
são os desprendimentos locais a partir das partículas de maior tamanho.
A
utilização de aditivo incorporador de ar pode melhorar a resistência do
concreto frente ao ciclo gelo / desgelo. Outros parâmetros importantes são a
relação água / cimento e o teor de cimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário