CONCEITO, COMPONENTES E TIPOLOGIAS
ORGANIZACIONAIS
"Uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos"
Conceituação
·
Arranjo sistemático de
duas ou mais pessoas que desempenham papéis formais e
partilham de um propósito definido
comum.
·
É uma entidade social
composta de pessoas e de recursos, deliberadamente estrutura
e orientada para alcançar um objetivo comum.
·
Duas ou mais pessoas
que se unem para atingir um objetivo comum (satisfação das
necessidades dos clientes).
·
A organização é uma
entidade social porque é constituída por pessoas.
·
A palavra organização
significa qualquer empreendimento humano moldado
intencionalmente para atingir determinados objetivos.
·
Essa definição é
aplicável a todos os tipos de organizações, sejam elas lucrativas ou
não, como empresas, bancos, financeiras, hospitais, clubes,
igrejas, etc.
·
Temos organizações
porque são mais eficientes do que indivíduos agindo
independentemente.
·
Organizar é um
processo de decisão com finalidade de dividir tarefas entre pessoas
ou grupo de pessoas para melhor
atingir um objetivo, atribuindo responsabilidades.
Tipos de organizações
·
Lucrativas (empresas
em geral).
·
Não lucrativas
(governo, entidades não governamentais).
Objetivo das organizações
·
Produção de bens.
·
Prestação de serviços.
·
Desenvolvimento de ideias.
Diferença entre grupos formais e informais
·
Grupos sociais
primários (relações sociais pessoais, informais e voluntárias).
·
Grupos sociais
secundários (relações sociais formais).
Os recursos organizacionais
·
Recursos humanos.
·
Recursos financeiros.
·
Recursos materiais.
·
Recursos tecnológicos.
·
Outros (tempo,
esforço, etc...).
“Ingredientes” das organizações
·
Propósito (missão ou
negócio).
·
Divisão do trabalho
(independentes, convergentes e interdependentes).
·
Coordenação:
Ø
Por meio de hierarquia
(chefia e subordinação).
Ø
Por meio de
comunicação (fluxo de informação).
Ø
Por meio de
planejamento (o que, quando, quem e onde fazer).
As organizações como burocracias
·
A regulamentação da
vida em coletividade.
·
Elementos da
burocracia:
Ø
Formalidade (direitos
de deveres).
Ø
Impessoalidade (cargo ¹ pessoa).
Ø
Profissionalismo
(qualificação = salário).
Tamanho da organização
Embora
o tamanho de uma organização influencie significativamente sua estrutura, a
relação não é linear. As grandes organizações (com mais de 2.000 funcionários) possuem
mais especialização, departamentalização, níveis verticais, regras e
regulamentos do que as pequenas organizações. Entretanto, o tamanho afeta a
estrutura em uma relação decrescente e seu impacto é menos importante à medida
que uma organização se expande.
Organizações mecanicistas
Sendo
rígida e firmemente controlada, a organização mecanicista é caracterizada por
alta especialização, extensa departamentalização, margens de controle
estreitas, alta formalização, comunicação descendente e alta centralização. Em
sua forma ideal, a organização mecanicista é uma “máquina de eficiência”, bem
lubrificada por regras, regulamentos e rotinas.
Organização orgânica
É
caracterizada por uma estrutura achatada, flexibilidade, adaptabilidade, uso de
equipes interfuncionais, rede abrangente de informações e descentralização.
A organização orgânica é tão
popular porque a reestruturação organizacional tem sido motivada pela incerteza
ambiental devida a competição global, inovação de produtos, inconstância e
exigência dos clientes. As organizações mecanicistas estão mal-preparadas para
responderem a esses desafios.
Incerteza ambiental
Uma
vez que o ambiente de uma organização consiste em instituições ou fatores
externos
a ela que podem afetar seu desempenho, a incerteza ambiental tem grande
influência sobre a estrutura.
Na
realidade, a administração tentará minimizar a incerteza mediante ajustes na
estrutura organizacional.
Ambientes
escassos, dinâmicos e complexos exigem estruturas flexíveis, orgânicas; mas os
ambientes com recursos em abundância, estáveis e simples requerem estruturas
mecanicistas.
Estrutura organizacional
·
Constitui a estruturação ou organização (composição) da instituição
organizacional
em
função de critérios pré-determinados (departamentos, seções, cargos, etc...).
·
Constitui a forma como as tarefas serão divididas, agrupadas e
coordenadas.
·
Normalmente é representada graficamente pelo organograma
organizacional.
Tipos de estruturas organizacionais (departamentalização em função de critérios
pré-determinados)
·
Organização por função.
·
Organização
territorial (localidade.
·
Organização por
produto.
·
Organização por fases.
·
Organização por
cliente.
·
Organização
disciplinar (conhecimento/pesquisa).
·
Organização por
período (turno).
·
Organização divisional
(autonomia e responsabilidade).
·
Organização por
projeto (atividades esporádicas, com começo meio e fim – força
tarefa).
A estrutura matricial
·
A estrutura matricial
designa especialistas de departamentos funcionais para
trabalharem em uma ou mais equipes
interdisciplinares supervisionadas por líderes de
projetos.
·
Essa estrutura é uma
combinação entre a departamentalização por produto e a
departamentalização funcional.
·
A matriz tem como
pontos fortes facilitar a coordenação entre múltiplos projetos
que são complexos e interdependentes, e
alocar os especialistas com eficiência.
Problemática da estrutura matricial
·
Comprometimento da
unidade de comando, responsabilidade e autoridade.
·
A eficiência e
eficácia dessa estrutura dependerão da maturidade e do poder de
negociação dos envolvidos.
·
Dado que os
funcionários na matriz possuem dois chefes – os gerentes de
departamentos funcionais e os
gerentes de produto – a matriz rompe o conceito de unidade de comando.
·
Pode gerar confusão,
fomentar lutas pelo poder e aumentar o stress do funcionário.
Dessa
forma, a matriz tem obtido sucesso irregular.
A estrutura simples
·
De utilização mais
generalizada em pequenas empresas nas quais o gerente e o dono
são a
mesma pessoa, a estrutura simples possui as características seguintes: baixo
grau de departamentalização, margens de controle largas, autoridade
centralizada, pequena formalização e uma estrutura achatada.
·
Essa estrutura ágil e
flexível é de manutenção barata e promove relações de
responsabilidade
claras. Entretanto, à medida que cresce a organização, a baixa formalização e a
alta centralização podem provocar sobrecarga de informação na cúpula.
·
Essa estrutura é
arriscada porque tudo depende de uma só pessoa.
A burocracia organizacional
·
Cerca de três décadas
atrás, a burocracia era o modelo para estruturar grandes
organizações.
·
Uma burocracia possui
as características seguintes: tarefas operacionais altamente
especializadas, regras e regulamentos
formalizados, tarefas agrupadas em
departamentos funcionais, autoridade
centralizada, margens estreitas de controle e
tomadas de decisões que seguem a cadeia
de comando.
·
A estrutura
burocrática agiliza o desempenho eficiente de atividades padronizadas.
Além disso, as regras e regulamentos
permitem às burocracias substituir gerentes
menos talentosos (menos dispendiosos)
por tomadores de decisão criativos e
experientes.
Estruturas de equipes
·
A administração pode
concentrar seus esforços de coordenação adotando uma
estrutura de equipes.
·
Uma estrutura de
equipes rompe as barreiras departamentais, torna a organização
mais horizontal, descentraliza a
tomada de decisões e exige que os funcionários sejam, ao mesmo tempo,
generalistas e especialistas.
Especialização do trabalho
·
Representa o grau de
detalhamento da divisão do trabalho.
·
A divisão do trabalho,
ou especialização do trabalho, descreve o grau em que as
tarefas
organizacionais são subdivididas em cargos distintos.
·
Um trabalho completo
não é executado por apenas uma pessoa. Ao contrário, ele é
dividido
em etapas, cada uma finalizada por uma pessoa diferente.
·
Especialização é a
distribuição de diferentes atividades entre as pessoas no sentido
de
aumento o potencial de capacidades, economia de tempo, aquisição de habilidades
por treinamento e prática, e em conseqüência, aumento da produção, redução de
custos e economia de escala.
Departamentalização
É a
base na qual os cargos são agrupados para coordenar tarefas comuns é chamada de
departamentalização. As atividades podem ser agrupadas por função e buscar
economias de escala mediante a lotação de funcionários com qualificações e
orientações comuns em unidades comuns.
Unidades internas autônomas
·
Para as grandes
organizações, as herdeiras aparentes da pirâmide monolítica
poderiam
ser as unidades internas autônomas.
·
Quando utilizam essa
estrutura, a administração divide a organização em unidades
empresariais
dotadas de seus próprios produtos, clientes, concorrentes e metas de lucro. Em
seguida, ela cria uma infraestrutura de medidas de desempenho, incentivo
financeiros e sistemas de comunicação, voltada para o mercado, de forma que as
unidades possam ser avaliadas tal como se fossem companhias independentes.
Organização
virtual
·
É o produto da
possibilidade de transferir e receber informações entre locais
distantes. Essa possibilidade foi
materializada pela evolução da microeletrônica em geral e dos computadores em
particular, interligados em redes por meio de sistemas de comunicação. A
comunicação entre dois pontos, para qualquer finalidade, torna dispensável a
presença física dos clientes e funcionários. Assim, a organização virtual é
aquela que não precisa estar em lugar nenhum, mas está em todos os lugares.
·
Às vezes chamadas de
organizações em rede ou modulares, as organizações virtuais
continuam
pequenas e terceirizam suas funções maiores.
·
Essa estrutura
altamente centralizada limita a departamentalização. Uma vez que os
indivíduos
e pequenas companhias se reúnem em uma base projeto a projeto, cada projeto
pode dispor de pessoal de acordo com suas demandas. Além disso, as despesas
burocráticas e os riscos e custos de longo prazo são minimizados.
·
As organizações
virtuais são flexíveis, mas limitam o controle da administração
sobre
componentes-chaves de seu negócio.
Organização
sem fronteiras
·
É uma organização que
existe apenas através de uma rede temporária ou aliança com
outras companhias independentes
para conjuntamente alcançarem objetivos particulares e comuns.
·
A organização sem
fronteiras é possível graças aos computadores em rede que
agilizam
a comunicação, rompendo fronteiras intra e inter-organizacionais.
·
Esse método minimiza a
cadeia de comando, limita as margens de controle e
substitui
os departamentos por equipes com poder de decisão.
·
Equipes
inter-hierárquicas, práticas de decisão participativa e avaliações de
desempenho
de 360 graus desmantelam as fronteiras verticais.
·
Equipes
interfuncionais, atividades organizadas em torno de processos,
transferências
laterais e rotação de pessoal rompem as barreiras horizontais.
·
Globalização, alianças
estratégicas, elos organização-cliente e telecomunicação
superam
as barreiras externas.
Autoridade formal e hierárquica
·
Refere-se aos direitos
inerentes a uma posição de dar ordens e esperar que elas sejam
obedecidas.
·
Representa a
probabilidade de uma ordem ou comando ser ou não obedecida, isto em
função
da posição hierárquica do líder em relação àquele(s) a quem foi dada a ordem.
·
A autoridade formal é
legitimada pela burocracia, ou seja, na competência técnica e
legal.
Autoridade informal (liderança)
Legitimada pelos atributos de
personalidade e por habilidades pessoais do líder.
Alicerce da autoridade formal
·
Recompensa: é meio
pelo qual certas atitudes e comportamentos são incentivados.
·
Punição: é meio pelo
qual certas atitudes e comportamentos são coibidos.
Tipos de autoridade
·
Tradicional (baseada
na tradição e nos costumes).
·
Carismática (baseada
em atributos de personalidade).
·
Burocrática ou
racional (baseada na competência técnica e legal).
Hierarquia de autoridade
Representam os estratos de
autoridade existentes em toda organização humana, na qual os superiores
comandam os inferiores.
Níveis hierárquicos
·
Estratégica:
Responsabilidade da alta administração (define a missão e os objetivos
gerais e específicos da
organização).
·
Tática:
Responsabilidade da média gerência (define as estratégias de execução e
coordenação).
·
Operacional:
Responsabilidade da supervisão de 1ª linha (operacionaliza as
estratégias anteriormente
definidas).
Unidade de comando
Princípio
que define que um trabalhador deve ter apenas uma pessoa perante a qual ela é
diretamente responsável.
Obs.: Estes conceitos possuem hoje relevância
menor devido aos avanços na informática e tendência à maior participação dos
funcionários.
Margem de controle
·
Corresponde ao número
de empregados que um gerente pode dirigir com eficiência e
eficácia.
·
Determinará o número
de níveis e gerentes presentes em uma organização.
·
Embora haja quem
defenda margens pequenas de controle, estas apresentam várias
desvantagens:
requerem mais gerentes e são mais dispendiosas, retardam a comunicação vertical
e favorecem controles rígidos, limitando a autonomia do funcionário.
·
Margens largas de
controle reduzem custos, cortam despesas administrativas,
aceleram
a tomada de decisões, aumentam a flexibilidade, delegam poder aos funcionários
e promovem contato mais estreito com os clientes. Todas as coisas permanecendo
iguais, quanto mais larga a margem de controle, mais eficiente a organização.
Centralização e descentralização
·
O termo centralização
diz respeito ao grau em que a tomada de decisões está
concentrada em um único ponto da
organização.
·
Quanto maior a
contribuição fornecida pelo pessoal de nível mais baixo, mais
descentralizada a organização. As
organizações estão se tornando hoje mais
descentralizadas para resolver problemas
mais depressa e obter maior contribuição e
envolvimento dos funcionários em relação
às metas organizacionais.
·
A descentralização
representa a transferência, entre cargos ou departamentos, de
toda uma atribuição ou atividade, assim
como autonomia de decisão e responsabilidade
sobre os resultados.
Formalização
·
Refere-se ao grau em
que os cargos são padronizados na organização.
·
Cargos altamente
formalizados são caracterizados por descrições de cargo explícitas,
regras organizacionais,
procedimentos claramente definidos, e produção consistente e uniforme.
·
Cargos menos
formalizados envolvem menos restrições estruturais, e os funcionários
dispõem de mais controle sobre o
modo como executam seu trabalho.
Cargo
É a menor divisão do trabalho e
representa uma posição, com um título, dentro da estrutura organizacional. Os
cargos podem apresentar relações de subordinação, supervisão ou relações formais
colaterais com outros cargos.
Gerência geral e funcional
·
Gerência geral administra todas as operações
referentes a um determinado negócio
ou empreendimento.
·
Gerência funcional administra
uma parte especializada de um negócio ou de um
empreendimento, e
divide-se em:
Ø
Gerencia funcional de
linha – cuja atividade está ligada diretamente à missão da
organização e com o mercado
(marketing, vendas, produção, etc...).
Ø
Gerência funcional de
staff – que desempenha atividade ou
serviço de apoio interno à
organização (recursos humanos,
jurídico, contabilidade, financeiro, etc...).
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