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sexta-feira, 29 de julho de 2011

ENGENHARIA AMBIENTAL



“A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida.”

A ciência do meio ambiente

As ciências desempenham um importante papel na divulgação do real significado das transformações do nosso planeta, enquanto sustentador da vida, com as estratégias apropriadas de desenvolvimento de acordo as várias áreas do conhecimento. 

Atualmente, muitos pesquisadores apontam que a Educação Ambiental é uma das principais formas de atuação do movimento ecológico que pode obter resultados práticos e significativos. Esses resultados podem ser obtidos através das Ciências Ambientais, que é uma área criada para aprofundar mais nas disciplinas que são relacionadas ao Meio Ambiente como: Ecologia, Biologia, Geografia e Zoologia. A partir desse aprofundamento interdisciplinar, poderá estudar soluções para os grandes impactos ambientais gerados pelo homem.

No final do século XVIII são bastante intensos os impactos da Revolução Industrial sobre as condições de vida e saúde das populações. Principalmente nos países europeus, onde houve maior desenvolvimento nas relações industriais e de produção.  Contudo, esse domínio da tecnologia moderna sobre o meio natural trouxe conseqüências negativas para a qualidade da vida humana em seu ambiente. O homem, afinal, também é parte da natureza, depende dela para viver, e acaba sendo prejudicado por muitas dessas transformações, que degradam sua qualidade de vida.

O desenvolvimento da sociedade, impulsionada pela globalização, faz com que cada vez mais sejam absorvidos profissionais capacitados a planejar e gerenciar a qualidade do meio ambiente, assim, é a própria sociedade que demanda a participação destes profissionais no processo produtivo, obrigando as empresas e governos a situarem-se dentro de padrões economicamente produtivos, socialmente responsáveis e ecologicamente corretos para diminuir os problemas no meio ambiente.

Diante dos problemas sócio-ambientais, pode-se citar os mais graves segundo dados da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável: 

·       Crescimento demográfico: A população mundial é de 6,1 bilhões de habitantes e deve chegar a 9,3 bilhões em 2050. 

·       Pobreza e desigualdades: cerca de 2,8 bilhões de pessoas vivem com menos de US$ 2 por dia e cerca de 80% da riqueza mundial está nas mãos de 15% dos habitantes dos países mais ricos. 

·       Superexploração dos recursos: a cada ano, a utilização dos recursos supera em 20% a capacidade do planeta de regenerá-los. Em 2050, a população mundial vai consumir entre 180% e 220% do potencial biológico do globo. 

·       Mudanças climáticas: a combustão do petróleo, gás e carvão provoca emissão de dióxido de carbono (CO2) e outros gases de efeito estufa que contribuem para o aquecimento do planeta. 

·       Buraco na camada de ozônio: a camada de ozônio que cerca a Terra e a protege dos raios ultravioletas emitidos pelo sol diminuiu sob o efeito do clorofluorcarbono (CFC) utilizado em alguns produtos. Esse "buraco" que esta em cima do Antártico media 30 milhões de km² em outubro de 2001 e tende a aumentar.

·       Espécies ameaçadas: 11.046 espécies animais estão ameaçadas de extinção nas próximas décadas, principalmente pelo desaparecimento de seu habitat natural, o que representa 28% das espécies mamíferas, 15% dos pássaros, 28% dos répteis, 25% dos anfíbios e 40% dos peixes. 

·       Acesso à água: cerca de 1,1 bilhão de pessoas não têm acesso a água potável e 2,4 bilhões não vivem em condições sanitárias decentes. A metade dos rios do mundo está num nível muito baixo ou poluído. 

·       Erosão do solo: o crescimento da população acarreta uma enorme pressão sobre a agricultura e, portanto uma demanda crescente de terras agrícolas.

Nas próximas décadas, a sobrevivência da humanidade vai depender da educação ecológica, da capacidade do ser humano compreender os princípios básicos da ecologia e viver de acordo com eles. Isso significa que essa educação tem de tornar-se uma qualificação essencial dos políticos, líderes empresariais e profissionais de todas as áreas, e tem que ser, um dos  assuntos mais importantes da educação primária, secundária e superior.

A natureza e o homem devem viver em harmonia e equilíbrio, com isso, precisamos ensinar aos estudantes os fatores fundamentais da vida e a educação através das ciências ambientais, que é o primeiro passo em direção à sustentabilidade.

A ciência ambiental é caracterizada pela importância do meio ambiente em nosso meio. Sem vida ambiental seria impossível realizar as modernas tecnologias que hoje é possível. As árvores desempenham um papel indispensável na vida terrestre; por meio delas há o equilíbrio climático. Se elas estão ausentes em algum lugar, ocorre algum tipo de desequilíbrio.

Seria bom que houvesse uma conscientização das pessoas mediante esse assunto, pois existe uma influência grande da parte das autoridades que abusam de seu poder e acabam destruindo reservas ambientais, importantíssimas para o meio ambiente. Como no deserto. Há poucas árvores, por isso o clima é tão quente.

O aspecto que abrange a engenharia ambiental

Os impactos ambientais das diversas tecnologias e a inserção do meio ambiente nos processos de tomada de decisão e no planejamento de grandes obras de engenharia vêm adquirindo crescente relevância em todo o mundo, projetando a necessidade de profissional com formação qualificada e capacitada para estudar, exercer controle, gerar e monitorar práticas ambientais antrópicas e de degradação ambiental.

É a engenharia voltada para o desenvolvimento econômico sustentável, que respeita os limites dos recursos naturais, e para o projeto, a construção, a ampliação e a operação de sistemas de água e esgoto. O engenheiro que atua nessa área desenvolve e aplica tecnologias para proteger o ambiente dos danos causados pelas atividades humanas. Sua principal função é preservar a qualidade da água, do ar e do solo. Para isso planeja, coordena e administra redes de distribuição de água e estações de tratamento de esgoto e supervisiona a coleta e o descarte do lixo.

Também avalia o impacto de grandes obras sobre o meio ambiente, para prevenir a poluição de mananciais, rios e represas. Esse profissional é responsável pela prevenção contra a poluição causada por indústrias. Em agências de meio ambiente e em polos industriais, controla, previne e trata a poluição atmosférica. Pode, ainda, monitorar o ambiente marinho e costeiro, atuando na prevenção e no controle de erosões em praias.
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Vídeo produzido pela Faculdade União das Américas, situada no Paraná. Fala tudo sobre a Engenharia que envolve o meio ambiente.


terça-feira, 26 de julho de 2011

INFORMÁTICA



Com a informática, o mundo está em suas mãos.

"RECAPITULANDO... No módulo introdutório, apresentei o universo da Engenharia Civil de uma forma simples e fundamental. Defini o que é Engenharia Civil, falei da função do engenheiro, suas obrigações e suas tarefas. Apresentei um vídeo bastante importante e propus um exercício de modo evolutivo.
Agora, vou radicalizar mais o assunto de Engenharia Civil, no módulo intermediário, que vai da Informática à Geologia. Bom, espero que acompanhem desde o início a minha proposta para Edificações"Alex Silva.

Introdução

A informática genérica atingiu eficientemente todas as atividades da sociedade, oferecendo o computador como um eletrodoméstico corriqueiro envolto em uma parafernália tecnológica ofuscante, que precisa ser devidamente desmistificada; a máquina também precisa ser incorporada pelo engenheiro ao seu cotidiano como meio de comunicação eficaz e multidimensional em que se tornou.

O aluno deve perceber que o desenvolvimento de suas ferramentas de trabalho é coisa tangível, dependendo do nível de interesse com que se debruça neste campo do conhecimento (informática + métodos numéricos para engenharia). Mais ainda, que o papel do computador é de apoio ao trabalho do engenheiro, que deve dominar o campo matemático das soluções, das técnicas e bases científicas da computação para, com este domínio, construir a percepção da correta ponderação entre os elementos que concorrem em cada situação (problema, método de solução, qualidade da ferramenta, efetividade e eficácia no seu uso).

A automatização de procedimentos, o controle administrativo sobre pessoas e materiais diversos e, ainda, a possibilidade da execução de cálculos rotineiros de forma mais precisa, foram os grandes motivadores do aprendizado no uso de computadores.

O aspecto da computação e da programação como meios de gerar modelos simbólicos de representação de problemas reais é mais uma vez destacado, ressaltando-se a importância da
lógica e do planejamento de qualquer sistema, por mais simples que ele possa parecer.

Ao longo do curso, mais em contato com os desafios tecnológicos de sua habilitação, o estudante toma contato com um ferramental computacional especializado, hoje também muito sofisticado na interface gráfica e na organização da base de dados que o sustenta. Nesta fase, o aprendizado gira em torno dos métodos matemático-numéricos que compõem o arsenal analítico de apoio à engenharia moderna, que permitem ao profissional tratar problemas por meio da modelação matemática e da simulação de soluções com o auxílio do computador.

 Modelos matemáticos

 Métodos numéricos e computacionais – podem ser aplicados nas diferentes áreas da  
Engenharia, tais como: Desenvolvimento e aplicação de Métodos Finitos (MEF), Métodos de
Elementos de Contorno (MEC), que podem ser utilizados na resolução de problemas de acústica, elastodinâmica, interação fluído-estrutura, interação solo estrutura, mecânica de fratura e otimização;

. Métodos estatísticos – são processos usados para obter, apresentar e analisar
características ou valores numéricos para uma melhor tomada de decisão em situações de incerteza (método descritivo e método de probabilidade); Resolução de sistemas de equações lineares;

. Decomposição de Gauss;

. Resolução de funções matemáticas e trigonométricas;

. Integração de equações diferenciais a uma variável com condições iniciais;

. Métodos de resolução de Polinômios de Newton;

. Solução de equações diferenciais de primeira ordem (Método de Taylor, Método de Euler,
Método de Runge-Kutta);

. Métodos que utilizam polinômios interpoladores;

. Métodos para equações de segunda ordem (Integração numérica, Integração com pontos
igualmente espaçados);

. Integração numérica usando Integração de Gauss-Legendre;

O potencial da informática para uso profissional é um problema aberto, sem solução única e em constante evolução. E isto exige senso criativo, desenvolvida capacidade para formular e equacionar matematicamente problemas da engenharia e, ainda competência na programação desses métodos em modelos computacionais de solução.

Por que utilizar a Microsoft Excel?

A Microsoft Excel é acessível a uma variedade de sistemas operacionais de computadores pessoais. Excel é uma aplicação que permite a realização de um conjunto muito variado de tarefas, desde as mais simples aos mais complicados cálculos, nomeadamente no domínio da engenharia. A manipulação de dados, para além da realização de cálculos, permite a criação de relatórios, geração de gráficos, bem como a sua integração noutras aplicações, como por exemplo, processadores de texto. Na área de gráficos, o usuário tem uma gama muito grande de tipos e subtipos de gráficos que podem ser criados, analisados e alterados de acordo com as necessidades do momento.
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O vídeo foi feito pelo Colégio de Engenharia Informática da Ordem dos Engenheiros, bastante interessante. Vale a pena assistir.


sexta-feira, 22 de julho de 2011

EXERCÍCIO INTRODUTÓRIO PARA ENGENHARIA CIVIL


Tente resolver esta questão, comente logo abaixo sua resposta. Não precisa acertar, é só questão de desenvolvimento! Dia 28/07 – quinta-feira, darei a resposta!

*Em uma edificação unifamiliar térrea de 65 m² de projeção de área construída e 90 m² de área de cobertura, provida de laje superior sem telhado, construída em período de verão chuvoso, executou-se uma impermeabilização através de primer e mantas. Após poucos dias a laje apresentou sinais de infiltração. Depois de identificado o insucesso do processo, optou-se pela substituição do método impermeabilizante.
O único processo correto de impermeabilização, dentre os descritos abaixo, que atende a situação proposta é: 

A)  Distribuição de argamassa cristalizante sobre o substrato com reforço de telas de 
náilon e telas metálicas tipo galinheiro, nas áreas de buzinotes e nas muretas de 
contenção, respectivamente.

B)  Pintura betuminosa diretamente sobre o substrato, com aplicação de telas de 
polipropileno de reforço, nos pontos de junções, ralos e mudanças de nível, aplicada em 
camadas cruzadas sucessivas.

C)  Aplicação de argamassa semiflexível, à base de cimento e polímeros, resinas e 
agregados, sem a aplicação de primer primário para ligação entre a argamassa e o 
substrato, preferencialmente na cor branca.

D)  Disposição de camadas sucessivas de argamassa cristalizante e pintura betuminosa
reforçada com telas de polipropileno sobre as camadas anteriores.

E)   Aplicação de revestimento betuminoso de asfalto derretido a quente sobre o 
substrato limpo de sujidades, com reforço de telas de polietileno e polipropileno nas 
áreas de ralos, buzinotes e transições de declividade.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL



Engenharia: onde os nobres semi-hábeis trabalhadores executam a visão daqueles que imaginam e sonham. 
“Bom dia, leitores! Assim como fiz em Edificações, pretendo fazer 3 módulos para o tema Engenharia Civil, o módulo introdutório, intermediário e final. No fim de cada módulo deixarei exercícios para melhor entendimento do tema”Alex Silva.
·      O que é?

É relativo a construções, tais como estruturas, estradas, obras hidráulicas e urbanas.

·      Qual a função do engenheiro civil?

Um profissional habilitado em Engenharia Civil pode atender obras tão distintas quanto um edifício residencial, uma ferrovia, um aeroporto, uma usina hidrelétrica, uma rede para serviços de telecomunicações ou o sistema de saneamento básico de uma cidade. O Engenheiro Civil responde pelo atendimento de funções básicas que visam ao bem-estar, à proteção ambiental e ao desenvolvimento da sociedade. O profissional poderá atuar nas fases de concepção, construção, operação e manutenção de edificações e de infraestruturas em geral, ou ainda como pesquisador e professor universitário.

·      Um engenheiro civil deverá:

®  Dominar o sistema de reconhecimento profissional nacional e os atos de engenharia
que terá competência para praticar;

®  Compreender as competências a adquirir nos estudos em engenharia civil;

®  Reconhecer a história da Engenharia Civil, as questões éticas e ambientais do
exercício da profissão, as áreas de intervenção do engenheiro civil e o seu enquadramento com outros profissionais.

·      O que um engenheiro civil pode fazer?

®  Construção urbana – projetar, construir e reformar prédios e grandes instalações, como
estádios esportivos, shopping centers e aeroportos;

®  Estruturas e fundações – projetar e edificar fundações e estruturas de madeira, aço ou
concreto, que dão apoio às construções, calculando o material necessário e as dimensões da obra;

®  Gerência de recursos prediais – manter em ordem a infraestrutura de prédios e estabelecer
padrões de qualidade, ocupação e uso do espaço;

®  Hidráulica e recursos hídricos – projetar, gerenciar e executar obras de barragens, canais,
reservatórios, sistemas de irrigação, drenagem ou obras costeiras;

®  Saneamento – fazer o projeto e construir obras de saneamento básico, como redes de
capitação e distribuição de água e estações de tratamento de água e esgotos;

®  Transportes – projetar e construir.
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Vídeo feito pela Unisinos, uma universidade particular que atua no sul do Brasil. Mostra a
importância de se estudar a Engenharia Civil.



domingo, 17 de julho de 2011

EXERCÍCIOS FINAIS PARA EDIFICAÇÕES

"RECAPITULANDO... No módulo final, apresentei o desenvolvimento do nosso tema de uma forma mais rígida e divertida. Falei sobre a segurança no trabalhei. Apresentei a tecnologia desenvolvida pelo AutoCad, os diversos tipos de desenho. Mostrei a importância de se aprender tecnologia das contruções e as características dos materias de construção. Estabeleci todas as formas de instalações. Propus o estudo do controle de obra. E, por último, destaquei o projeto de construção de edifícios", Alex Silva.

Boa tarde, caro leitores, estou de volta. Terminamos o nosso breve projeto sobre Edificações, proponho aos leitores questões que ao longo do módulo aprendemos. Por favor, leia-as e faça-as com atenção. Comente sua resposta, logo abaixo. Boa sorte a todos! Dia 13/08 - sábado, darei as respostas!

1- As Normas Regulamentadoras (NRs) são elaboradas...

a)    pelo congresso nacional e câmara de deputados.
b)   por uma comissão tripartite de trabalhadores, empregadores e governo.
c)    por técnicos do Ministério do Trabalho.
d)   por associações de engenheiros e técnicos de segurança do trabalho.

2-   Quando vamos imprimir um desenho no AutoCAD, temos que:

a) salvar o arquivo no formato DXF e ajustar sua escala, definir padrão da folha, configurar cores e espessuras de traço.
b) exportar o arquivo para outro software.
c) ativar o comando Viewport.
d) abrir o arquivo DWT, ajustar sua escala, definir padrão da folha, configurar cores e espessuras de traço.
e) ajustar sua escala, definir impressora e padrão da folha, configurar cores e espessuras de traço. 

3-   Quando eu digo que quero escarear, o que vou fazer?

a)    furar em forma cônica.
b)   chanfro em peça.
c)    dar forma a um metal.
d)   tornar uma superfície áspera.
e)    executar ranhura.

4-   Numa projeção ortográfica, onde se localiza o primeiro diedro e o terceiro diedro? Obs.: Coloca-se como ponto de localização.

5-   Tecnologicamente, o que significa passar as medidas da planta para um terreno?

6-   De acordo com a compressão, flexão e tração, as britas possuem uma resistência,respectivamente:

a)    alta, baixa, alta
b)   alta, alta, baixa
c)    baixa, baixa, alta
d)   baixa, alta, baixa
e)    alta, baixa, baixa

7-   A densidade dos agregados se diz:

a)     baixa, quando ela tiver __ t/m³.
b)   alta, quando ela tiver __ t/m³.
c)    média, quando ela tiver entre __ e __ t/m³.

8-   O que são “runouts”?

9-   De acordo com a compressão, incêndios e tração, o aço possui uma resistência, respectivamente:

a)    alta, alta, baixa
b)   alta, baixa, alta
c)    baixa, baixa, alta
d)   baixa, alta, baixa
e)    alta, baixa, baixa

10-    Qual a função dos fusíveis e disjuntores?

11-    O que representa cada letra, de acordo com a REBAB, na qual se referem à caracterização dos aços?

L –
R –
N –
E –

12-    Diferencie ligante hidrófilo de ligante hidrófobo:

13-    Em relação à alvenaria, marque V ou F:

( ) Durabilidade superior a da maioria dos outros materiais
( ) Facilidade e baixo custo de produção dos componentes
( ) Não requer mão-de-obra especializada
( ) Bom isolamento acústico
( ) Baixa massa por unidade de superfície
( ) Baixa resistência ao fogo
( ) Boa estanqueidade à água

14-    Escreva sobre barrilete:

15-    A que altura deverá ficar o lavatório, de acordo com a instalação sanitária?

16-    Tijolo, grês e azulejo é, respectivamente, produto cerâmico:

a)    poroso, poroso, não poroso
b)   poroso, não poroso, não poroso
c)    não poroso, poroso, poroso
d)   poroso, não poroso, poroso
e)    não poroso, não poroso, poroso

17-    Para que serve o gerenciamento e controle de obras?