Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

ENGENHARIA SANITÁRIA



Laboratório de Engenharia Sanitária, local de trabalho do engenheiro sanitarista.

Boa tarde, leitores. Está é a última postagem do módulo final, concluo aqui toda a minha proposta sobre Engenharia Civil. Como já é de costume, quando termina um módulo, estarei passando uma série de exercícios, que será no dia 12/12, segunda-feira, a serem feitos até 02/01 e vou recapitular tudo o que vimos no módulo final.

E no dia 03/01, iniciarei mais uma etapa desse magnífico mundo da construção civil, com o módulo introdutório da Arquitetura. E, obrigado ao pessoal que opinou, foi bom saber o quanto a Engenharia Civil está progredindo, com esses 85% dos votos que classificaram o mercado da Engenharia Civil local de bom a ótimo.

Do dia 12/12/11 ao dia 02/01/12, o blog será desativado e entrará em manutenção... ”, Alex Silva.

·      Introdução

A engenharia sanitária é o ramo da engenharia que trata da exploração e do uso da água, dos projetos e das obras de saneamento básico e de saneamento geral, tais como sistemas de abastecimento de água, de esgotos sanitários, de limpeza urbana, aí incluídos os sistemas de tratamento.

·      Engenheiro sanitarista

Ø Função

O engenheiro sanitarista deve ter ampla formação nas áreas ambiental, de hidráulica, de hidrologia e de recursos hídricos, pois planeja e orienta o uso da água de bacias hidrográficas, elaborando Planos Diretores de Abastecimento de Água, de Esgotos Sanitários e de Bacias Hidrográficas. Ele também elabora projetos, construções, ampliações e manutenções dos sistemas de redes de água e de esgotosirrigação e drenagem, além de projetar canais de escoamento. Este profissional também pode gerenciar a operação de Estações de Tratamento de Águas (ETA) e de Estações de Tratamento de Esgotos (ETE), que tratam águas poluídas ou contaminadas. Ele administra e gerencia as estações de tratamento, verificando qualidade da água, coleta de lixo, condições do esgoto. Avalia também os impactos que grandes obras terão sobre os mananciais.

Ø Potencial que ele deverá ter

A organização, a iniciativa e o interesse por questões sociais, ambientais e ecológicas são alguns traços de personalidade que podem ajudar o profissional a ter sucesso no mercado de trabalho. O papel do engenheiro sanitarista e é contribuir para a melhoria da qualidade ambiental e para o desenvolvimento sustentado. Esta atuação se da através do desenvolvimento de soluções técnicas e de ações para reparar, prevenir e minimizar danos ao meio ambiente e promover a saúde ambiental.

Ø Atuação

O engenheiro sanitarista pode atuar em empresas de consultoria voltadas à estudos e projetos de obras sanitárias (água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos), na criação de sistemas de irrigação, drenagem, saneamento e bombeamento, inclusive em emissários submarinos ou subfluviais. Pode ainda desenvolver Estudos de Impactos Ambientais (EIA-RIMA), em conjunto com uma equipe multidisciplinar.
____________________________________________________________________________

Assista a esse vídeo, onde Lineu de Almeida abrange um pouco mais o tema Engenharia Sanitária.



Nenhum comentário:

Postar um comentário